O Hospital Samaritano, de São Paulo, implantou uma solução de business intelligence para integração de seus dados corporativos e gestão efetiva dos negócios e agora vem obtendo sucesso nas negociações de novos modelos de remuneração dos hospitais com auxílio.
O projeto foi desenvolvido pela Infoessência Serviços de Informática, que implementou a solução Sadig Análises, fazendo um protótipo do primeiro cubo utilizado no hospital. A partir da visualização das informações obtidas pelo cruzamento de dados, foi possível observar os benefícios da solução para área financeira e também para outros departamentos do hospital.
Atualmente, o Samaritano conta com cinco licenças com acessos simultâneos, tendo 18 usuários que utilizam a solução para atender as demandas dos departamentos financeiro, comercial, serviço de assistência médica, relacionamento com o cliente, custos, contábil e, em breve, o setor de compras, quando o número de usuários deverá passar para 22 pessoas.
Segundo Sérgio Lopez Bento, superintendente geral de operações do Hospital Samaritano, antes da implantação da solução a área de controladoria não conseguia analisar os resultados por porta de entrada, por convênio ou por especialidade médica/procedimento. Hoje, essas informações são disponibilizadas pelo BI, originadas de compilações de diversos relatórios.
Outros benefícios que a ferramenta trouxe para o Samaritano, de acordo com ele, são facilidade na análise de dados, padronização da interface para análise das informações, único repositório de dados gerenciais, que integra sistemas transacionais diferentes. A ferramenta também consegue avaliar os custos envolvidos em cada procedimento dentro do hospital, permitindo diferentes tipos de análises para atender a demanda das operadoras de planos de saúde, de mudança dos modelos de remuneração dos hospitais.
?A partir dos resultados dessa análise, o Samaritano tornou-se o primeiro hospital do seu porte a concretizar essa mudança dos planos de saúde, tudo isso devido ao suporte do Sadig Analises. Por causa da grande aceitação dessa ferramenta, cada vez mais os departamentos da entidade aderem à sua utilização?, finaliza Bento.