Nova variante de vírus seqüestra arquivos de computador

0

Uma nova variante do Gpcode, um perigoso vírus de criptografia ? Virus.Win32.Gpcode.ak ?, foi detectada pela fabricante russa de software de segurança Kaspersky Lab. Os analistas da companhia conseguiram quebrar a codificação do vírus após uma intensa análise criptográfica e, com isso, evitar ataques de versões do Gpcode.

O autor do Gpcode levou dois anos para aperfeiçoar o vírus: as falhas anteriores foram consertadas e a chave criptográfica foi expandida de 660 bits para 1024 bits. Trata-se de um vírus da categoria ransomware (ransom, em inglês, quer dizer resgate) que invade o computador da vítima, seqüestra seus arquivos e torna os dados reféns até que ela te pague o resgate.

?Com essa nova versão do Gpcode, encontramos ransomware, que parece ser impossível de quebrar nesse estágio inicial de detecção. Além de rodar soluções contra programas maliciosos, a melhor forma de combater esse tipo de ataque é criar backups regulares dos arquivos armazenados no computador?, diz Roel Schouwenberg, pesquisador antivírus sênior da Kaspersky Lab. ?Aconselhamos fortemente os usuários infectados a não pagar o resgate, pois isso só encoraja o autor a criar novas versões?, afirma ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.