As vendas globais de smartphones totalizaram 32,2 milhões de unidades, um aumento de 29,3% em relação ao primeiro trimestre de 2007, segundo levantamento realizado pelo Gartner. Durante o período, o mercado lançou aparelhos com touch screens (telas sensíveis ao toque) e concentrou o foco na integração de aplicações e usabilidade, tendências-chave que devem se consolidar neste trimestre.
O lançamento do iPhone 3G confirma a expectativa do Gartner de agregar maior maturidade aos smartphones ao longo do ano. Na América do Norte, as vendas de smartphones ao longo do primeiro trimestre de 2008 somaram 7,3 milhõesde unidades, 106,2% a mais que no mesmo período do ano passado. Na chamada região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), as vendas totalizaram 11,7 milhões de aparelhos, número 38,7% superior ao mesmo trimestre de 2007.
A Nokia manteve a liderança das vendas mundiais de smartphone, inclusive na América Latina, com 45% dos negócios totais. A Research in Motion (RIM) veio em segundo lugar, com uma participação de 13,4% nas vendas (no mercado americano ela manteve a primeira posição no ranking com 42% das vendas totais).
Na terceira posição ficou a Apple, com 5,3% de participação de mercado. Ao todo, ela vendeu no período 1,72 milhão de smartphones. Nos Estados Unidos, Apple manteve a segunda colocação com uma participação de mercado de 20%.
?Apesar de preocupações econômicas, o mercado de smartphone continuou se expandindo nos Estados Unidos, impulsinonado pela demanda de mais dispositivos em plataformas abertas, por uma propaganda pesada e promoções de marketing?, disse Hugues De La Vergne, analista principal para pesquisa de dispositivos móveis do Gartner.