A Diebold, fabricante de terminais de autoatendimento (ATMs), deu início ao serviço de reciclagem de caixas eletrônicos e passou a recomprar os equipamentos usados de bancos e empresas, inclusive de outros fabricantes, e a coordenar todo o processo de descarte desses equipamentos. Segundo a empresa, já foram desmontadas e recicladas 5 mil unidades ao todo e a meta é realizar cerca de 2 mil reciclagens por mês.
A Diebold diz que a decisão de iniciar esse projeto está ligada à política ambiental adotada pela companhia mundialmente, que inclui também a fabricação de produtos em conformidade com a norma ROHS(Restriction of Hazardous Substances Directive), que restringe o uso de certas substâncias na composição de manufaturados na União Européia.
De acordo com a fabricante, os equipamentos com mais de sete anos de uso são aqueles que hoje retornam para reciclagem. A tecnologia aplicada nesses modelos não permite mais a atualização de sistema, por isso, depois de substituídos por máquinas novas, são readquiridos pela Diebold para a reciclagem. A companhia é quem administra todo o processo e, depois de recolhidos, os ATMs são enviados para empresas parceiras que desmontam, separam e iniciam a reciclagem de cada parte.
A Diebold afirma que foi bastante rigorosa no processo de formação de parcerias com empresas especializadas em reciclagem, dada a seriedade do projeto. Segundo a empresa, além de comprovar capacidade técnica, os parceiros tiveram que desenvolver um sistema de rastreabilidade que atesta, por meio de documentos oficiais, o destino de cada material.
- Programa de sustentabilidade