iFactory aposta na internacionalização para triplicar crescimento

0

A iFactory, empresa brasileira especializada em serviços e soluções de TI, encerrou 2008 com faturamento de US$ 5 milhões, o que representou um crescimento de 95% na comparação anual. Neste ano, a meta é aumentar em 50% a receita bruta, que deve atingir US$ 7,5 milhões. Para isso, a companhia vai acelerar o processo de internacionalização e expandir as operações de offshore outsourcing. Até 2010, a iFactory estima atingir crescimento de 100% e faturar cerca de US$ 15 milhões, o que, se confirmado, vai significar o triplo do tamanho que tem hoje.
Com escritórios nos Estados Unidos, São Paulo e sede em Fortaleza, a iFactory passa agora a atuar em outros três novos mercados com a abertura de uma subsidiária no Chile e a entrada na Argentina e México por meio de parceiros. A empresa avalia que as novas operações contribuam com 20% no faturamento deste ano.
"Assim que a demanda justificar poderemos abrir escritórios próprios também na Argentina e no México", afirma Adriano Patrão, diretor de negócios da iFactory, frisando que o mais importante para obter sucesso nessas localidades, porém, é conquistar clientes e ter pessoas dentro desses clientes gerando novos negócios.
Segundo o executivo, os investimentos nas novas unidades serão canalizados para a área de marketing e devem totalizar cerca de 3% do faturamento total da empresa, algo em torno de US$ 225 mil.
A grande aposta da iFactory com a internacionalização é no offshore outsourcing. Isso porque, segundo Patrão, em 2007, 75% do faturamento da companhia foram provenientes dos serviços para empresas do exterior, enquanto que apenas 25% vieram do mercado local. No ano passado, entretanto, ocorreu uma virada e os números ficaram em 30% e 70%, respectivamente. "Com a internacionalização, queremos reequilibrar os números e ter nossa receita divida em 50% para cada área", revela Patrão, frisando que o foco da iFactory está no offshore de help desk e de desenvolvimento de sistemas.
O executivo entende que existe uma grande oportunidade em potencial nessas localidades da América Latina, mas salienta, entretanto, que espera para 2010 a geração de bom volume de negócios. "Neste ano, o foco será na manutenção dos clientes atuais. A conquista em massa de novos clientes será forte apenas a partir do ano que vem e grande parte desse avanço será baseado nessas novas operações da América Latina", finaliza Patrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.