Aplicações em nuvem precisam de políticas de governança, diz consultoria

0

As aplicações de cloud computing precisam de um nova política de gestão dentro dos departamentos de TI das empresas. A análise é da consultoria Ovum, a qual aponta que as aplicações em nuvem são muito reativas e baseadas apenas em tecnologia, em vez de nas necessidades reais das empresas.
De acordo com o analista sênior da Ovum, Laurent Lachal, a governaça de tecnologia de informação das companhias responde apenas às exigências regulatórias ou existem apenas pela necessidade de adotar políticas de controle da contratação de serviços. Ele acredita que, quando essa visão se aplica à computação em nuvem, a preocupação com políticas de governança só vai aparecer quando os problemas já são sérios demais e exigem gastos demais.
"Apesar do crescente interesse na adoção de cloud computing, nem os executivos de TI nem os da área financeira mostram interesse em acompanhar as transformações do mercado que ela implica", afirma Lachal. O estudo da Ovum aponta que as aplicações em nuvem tornam os processos de governança mais complicados, pois "acrescentam uma nova camada de complexidade aos parques de TI".
Como saída, a consultoria não acredita que deva haver uma explosão por soluções de governança, mas uma busca gradativa por estratégias que antecipem os problemas decorrentes da implantação de cloud computing. Para o analista da Ovum, adotar tecnologias de computação em nuvem envolve um planejamento claro e bem estruturado de objetivos, e não a simples imposição de novas formas de se contratar serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.