Gartner aponta que CDOs já colocam em prática a visão de transformação

0

O Gartner aponta que as empresas podem, com o aumento da popularidade do papel de Chief Data Officer (CDO) e a expansão do seu escritório (OCDO – Office Chief Data Officer), usar esse novo departamento para gerar diferentes soluções e fontes de receita.

"O escritório do CDO está se estabelecendo como uma área operacional com sua própria equipe, orçamento e responsabilidades. 54% das empresas que entrevistamos disseram ter um OCDO pronto ou em estágio de desenvolvimento. Outras 20% já estão explorando a ideia, planejam explorar ou implementar um OCDO até o próximo ano. Apenas 19% dos entrevistados disseram que isso não está em seus planos", explica Debra Logan, vice-presidente e fellow do Gartner.

Durante a Conferência Gartner Data & Analytics, que acontece nos dias 20 e 21 de junho em São Paulo, analistas explicarão que a equipe do OCDO é responsável por atingir diversos objetivos importantes para a empresa, como melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar o diferencial competitivo e a eficiência. No que se refere aos negócios, o departamento é responsável pelas iniciativas de Analytics e governança de dados, além de definir a estratégia analítica da empresa e garantir que as informações sejam confiáveis e valiosas.

O Chief Data Officer é um cargo novo e, por isso, o seu papel ainda está sendo definido. As empresas mais desenvolvidas devem ser as primeiras a terem esse profissional, mas 62% dos entrevistados classificaram a maturidade do escritório do CDO como apenas funcional. Os primeiros a adotar os CDOs tendem a ser companhias maduras comprometidas com o uso de Data e Analytics para uma vantagem estratégica.

"Organizações que apresentam forte competência para a construção de novos dados e capacidade analítica poderão atingir níveis elevados de desenvolvimento no escritório do CDO", diz Debra "Essa nova função ressurge de iniciativas voltadas para Data & Analytics malsucedidas ou esquecidas."

As empresas que estão investindo nesse departamento querem que o CDO promova oportunidades e melhore o nível de envolvimento dentro da organização. Com isso em mente, 39% dos CDOs entrevistados afirmam que participam regularmente de reuniões dos comitês executivos, 46% estão envolvidos na geração de receita e 71% comprometem-se com novas iniciativas. Isso permite que eles contribuam para a competitividade da companhia.

Segundo o Gartner, o envolvimento do CDO na geração de receita será cada vez maior. Durante o evento, analistas debaterão as principais tendências para o setor, como a previsão de que, até 2021, CDOs bem-sucedidos gastarão mais de 80% do seu tempo na busca por novas soluções e 80% desses executivos terão como prioridade a combinação da criação de valor com a geração de receita.
Os CDOs acreditam que 70% dos seus pares, superiores e relatórios veem o OCDO como um "agente de mudança" e a maioria acredita que seus líderes e levantamentos classificam o departamento como bem-sucedido.

Além disso, os Chief Data Officers têm construído bons relacionamentos dentro da empresa. 70% dos entrevistados dividem algum tipo de responsabilidade no OCDO com o CRO (Chief Risk Officer) para garantir o uso ético dos dados e Analytics. Já sobre tecnologia, 62% dos respondentes enxergam o CIO como um aliado ou parceiro, enquanto 44% afirmam trabalhar regularmente com o CIO sem nenhum problema. No entanto, para 56% que afirmam encarar alguns desafios, as principais dificuldades são a estrutura não equilibrada de poder, orçamento e equipe de projetos e a falta de envolvimento nas tomadas de decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.