Sabin e DGTAX são vencedores do Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados

0

Um grande grupo do setor de saúde que, diariamente, realiza exames em mais de 20 mil clientes e uma empresa do nordeste que deseja revolucionar o mundo da contabilidade foram os grandes vencedores do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados. Sabin e DGTAX ficaram com os primeiros lugares nas categorias "Casos de Sucesso" e "Experiência do Titular". A cerimônia de premiação aconteceu na Sede da estatal na tarde desta quinta-feira, 15, e reuniu representantes do governo, setor privado e órgãos de fiscalização.

"É um momento de satisfação", anunciou o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves. "Nossa LGPD tem uma sessão especialmente dedicada às boas práticas e o prêmio, hoje, exemplifica brilhantemente essas ações. É um tipo de evento que tem que se perpetuar porque contribui para que toda a sociedade entenda melhor o valor dos dados, que são o novo petróleo e possuem um valor imenso", avaliou.

Já o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, lembrou que a segurança, a privacidade e proteção de dados fazem parte do DNA da empresa pública. "Nossas soluções, plataformas e arquiteturas sempre apresentaram uma preocupação fundamental com esses temas. E o Serpro também assumiu o compromisso de fomentar a cultura da proteção para toda sociedade: o prêmio é uma dessas iniciativas", explicou.

O superintendente de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Serpro, André Gustavo Lima, por sua vez, destacou a importância de se divulgar mecanismos que contribuam para construção da chamada "cidadania digital". "O Brasil avançou na transformação digital, o que aumenta, em muito, nossa responsabilidade em garantir que esse cyber espaço seja um bom lugar para se conviver, com respeito aos direitos fundamentais e à dignidade dos usuários".

Vencedores

25 trabalhos e 62 pessoas concorreram aos prêmios

A experiência de compliance do grupo Sabin, garantiu o primeiro prêmio, na categoria "Casos de Sucesso", à empresa de exames laboratoriais. Diariamente, seus seis mil colaboradores produzem, a partir do atendimento a cerca de 20 mil clientes, mais de 150 mil dados pessoais sensíveis. Para trazer conceitos de proteção de dados, o Sabin se utilizou de "personas", adaptando o conteúdo o mais próximo possível de sua realidade cotidiana.

O segundo lugar foi obtido Grupo Globo, com sua "Jornada de conscientização e criação da cultura da privacidade". O maior conglomerado de mídia e comunicação do país, que conta com 14 mil funcionários, faz um tratamento diário de dados para garantir a conformidade à LGPD. Já a terceira posição foi dada ao Programa Nacional LGPD aplicado ao setor de transporte. A ação foi promovida pelo SEST e SENAT, instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor.

Já a primeira colocação da categoria "Experiência do Titular" ficou com a DGTAX, uma empresa, segundo os seus dirigentes, genuinamente nordestina que está revolucionando o mundo da contabilidade e consultoria". A contribuição da DGTAX foi criar uma plataforma digital com ênfase na privacidade e especialmente voltada para a área tributária. A ideia foi conectar consultorias, contribuintes, legislações e entidades sociais, tudo com o objetivo se simplificar processos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Nessa mesma categoria, um game com conteúdo LGPD garantiu o segundo lugar à Prefeitura de Fortaleza. O jogo consiste em apresentar cartas que podem conter dados sensíveis, pessoais ou anonimizados. O objetivo é que cada jogador faça a a separação de forma correta. Já terceiro lugar da categoria não foi obtido por ninguém porque as demais equipes inscritas não cumpriram o regulamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.