Com foco no mercado de e-commerce conversacional, a startup Suri projeta contabilizar a trocar 10 bilhões de mensagens trocadas até o final de 2024, através de 70 milhões de atendimentos para cerca de 3 mil clientes em todo o Brasil. Esse volume superlativo é devido ao sucesso da solução de chatbot Suri Shop, que permite a venda de 70% das vendas de forma automatizada, 6x mais que a taxa média de vendas no e-commerce.
Segundo Thiago Amarante, CEO da Suri, essa projeção é factível pelo histórico de crescimento da empresa nascida em Fortaleza, pois hoje ela já soma 3 bilhões de mensagens trocadas em seu servidor, 20 milhões de pessoas atendidas e 1,3 mil empresas de todo o país usando seus recursos para potencializar as vendas online e trazer mais comodidade no atendimento ao cliente
"A solução possibilita aumento de 30% de conversão em vendas, conforme comprova um dos seus primeiros clientes, a rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma, que não só aumentou 5 vezes o número de vendas, quando comparado à média nacional de e-commerce, como também cadastrou mais de 40 mil novos contatos em apenas um mês, tendo chegado a uma taxa de conversão via WhatsApp de 15%", ressalta Amarante.
História
Fundada em 2017, pelos empreendedores Thiago Amarante e Marlos Távora, a Suri nasceu como Chatbot Maker, com a criação de um software capaz de automatizar conversas por texto nos aplicativos de mensagens, como o Messenger. Em 2020, ela criou seu primeiro chatbot de IA, o que fez a startup crescer de tamanho cinco vezes naquele ano. Em 2023, o sistema Suri evoluiu com o lançamento do produto Suri Shop, uma plataforma que cria lojas completas no WhatsApp.
A solução reúne no aplicativo todo o catálogo de produtos, e o consumidor pode selecionar o que deseja comprar, pagar a compra, escolher a forma de entrega e trocar mensagens com o vendedor. A plataforma ainda é capaz de aprender e se adaptar às necessidades dos clientes.
Apostando no mercado de lojas de e-commerce dentro do WhatsApp, plataforma de comunicação mais utilizada pelos brasileiros, com 197 milhões de usuários, o chatbot é comercializado no modelo SaaS, acessível a todos os tipos de negócios, desde os pequenos empreendedores até as grandes corporações.
"Nossos clientes têm acesso a absolutamente todas as funcionalidades do Suri Shop. Damos acessibilidade a qualquer empreendedor. O preço da plataforma é calculado de acordo com a volumetria de conversas. Escolhendo a solução mínima, um lojista tem incluso até mil conversas com os clientes", explica Amarante.
Nascida no Ninna Hub, maior hub de inovação do Ceará, já foi investida pela KPTL e pela Lisbone. Hoje a Suri atende empresas em todo o Brasil, como a rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma, Newland, Grupo Linhares, Freitas e Multilaser, entre outros.