A Crivo, desenvolvedora de software para análise de crédito e risco, contratou o serviço Gmail Enterprise para transferir o gerenciamento e o suporte de sua infra-estrutura de e-mails a uma empresa especializada no assunto.
O investimento anual de US$ 50 por caixa postal possibilitará que a Crivo mantenha sua equipe de suporte focada no atendimento dos clientes – bancos, seguradoras, financeiras, empresas de telecom, indústria e varejo. A empresa, que iniciou suas atividades em 2000 e mantém um índice de crescimento de 100% ao ano, triplicou seu número de funcionários nos últimos 18 meses. No ano passado, alcançou faturamento de R$ 7,2 milhões e planeja ultrapassar os R$ 15 milhões neste ano.
"Com esta meta de crescimento, que culminou na rápida expansão da nossa estrutura interna, éramos obrigados a destinar diariamente recursos, como administrador de rede, espaço em disco, máquinas e licenças, entre outros, que deveriam estar destinados, exclusivamente, aos clientes", afirma Renata Bove, gerente de marketing da Crivo.
Segundo ela, ao transferir para uma empresa especializada a responsabilidade de gerenciar o serviço de e-mails para seus funcionários, a empresa ganhou em termos de recursos tecnológicos. O Gmail Enterprise oferece 25 gigabytes de espaço por caixa postal, repositório de 90 dias de e-mails enviados e recebidos, antispam e antivírus integrado, acesso via browser, mobilidade, browser móvel ou qualquer outra ferramenta de leitura de e-mails. Os recursos de acesso aos e-mails não exigem mudança na política de segurança de internet.
Outro benefício importante com a terceirização é a economia de banda, que ficará dedicada apenas ao negócio da Crivo. "Os recursos de e-mails disponíveis no Gmail são os mais avançados do mercado. Somos uma empresa de nicho e procurávamos um fornecedor que, como nós, fosse especialista no que faz", afirma Daniel Turini, sócio-diretor da Crivo, que destaca a terceirização de serviços com empresas de nicho como uma tendência do mercado.
Com 50 funcionários, a Crivo terá gerenciado pelo Gmail cerca de 2 mil mensagens diariamente. Com a terceirização, a equipe que antes tinha que se dividir entre atendimento aos chamados, solicitações de clientes e o apoio técnico interno, ficará focada no cliente.