O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, abriu edital para fomentar a instalação de novas bibliotecas digitais em instituições públicas de ensino e pesquisa em todo o país, desde que estas possuam programas de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.
As instituições contempladas pelo programa receberão um kit tecnológico, em regime de comodato, composto por um servidor pré-formatado e configurado com o sistema operacional Linux, com os softwares Apache, MySQL e PHP e o sistema TEDE, programa para a publicação eletrônica de teses e dissertações, além de uma licença para uso do Adobe Write, que viabilizará a geração de arquivos PDF, e um CD-ROM com a metodologia completa para implantação da biblioteca digital, bem como todos os manuais operacionais e de usuário.
O edital completo está disponível em www.ibict.br/noticia.php?id=514. As propostas deverão ser encaminhadas via correio, por meio de formulário disponível no mesmo site, totalmente preenchido e assinado pelo responsável da instituição.
Com essa iniciativa, o Ibict quer apoiar a disseminação da produção científica nacional. A biblioteca digital criada pela instituição beneficiada será integrada à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), mantida pelo instituto, e que já dispõe de um acervo aproximado de 75 mil teses e dissertações.