As empresas que desejam investir em inovação tecnológica já podem requisitar as linhas de financiamento do BNDES com juros reduzidos. As cartas circulares detalhando as novas condições aos agentes financeiros já foram emitidas pelo banco estatal e também foram publicadas as resoluções correspondentes do Conselho Monetário Nacional.
O custo na linha Inovação Tecnológica teve redução de 22%, com queda na taxa de juros de 4,5% para 3,5% ao ano. A linha apóia projetos de inovação que busquem o desenvolvimento de produtos ou processos novos e que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado.
Já na linha Capital Inovador, a redução de juros chegou a 51%, passando de 9,25% ao ano (incluindo a taxa de risco média de 3%) para 4,5% fixa ao ano. A linha apóia empresas no desenvolvimento de capacidade para gerar atividades de inovação, incluindo a formação de centros de pesquisa e desenvolvimento. O benefício de redução de juros nas duas linhas é válido até 31 de dezembro de 2009, e as taxas de juros representam o custo final do financiamento.
- Financiamento mais barato