O presidente da fabricante americana de computadores Dell, Michael Dell, propôs, nesta semana, um acordo à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, para pôr fim ao processo no qual é acusado de relações ilícitas com a Intel. A ação incrimina o CEO e a fabricante de PCs de participarem de um suposto esquema de suborno para a compra de chips da companhia americana.
Em comunicado publicado nesta sexta-feira, 16, a Dell, apesar de não dar detalhes sobre a proposta enviada pelo CEO, diz que a equipe da SEC responsável pelo processo se comprometeu a recomendar a aceitação do acordo. O comunicado também diz que os termos do pacto seguem os mesmos critérios adotados pela Dell durante todo o processo.
Em junho, a empresa criou um fundo de US$ 100 milhões para arcar com as despesas para resolver o litígio. A decisão foi tomada depois de Michael Dell ter sido arrolado pelo órgão regulador como um dos investigados pelo suposto esquema de suborno. A SEC queria saber sobre as relações do executivo com a Intel e sobre sua participação no esquema (veja mais informações em "inks relacionados" abaixo).
- 'Suborno'