Muitos dos meus textos nos últimos anos abordam o tema da integração ERP com B2B e descrevem como projetos SAP, por exemplo, podem beneficiar-se de sua integração com uma plataforma B2B. Achei que valeria a pena explorar um pouco mais este tema, ampliando a seguinte declaração: Sistemas ERP são incompletos sem uma integração B2B. Qual seria a explicação para isso?
Os sistemas ERP estão na base de muitas empresas, abrangendo desde manufatureiras, varejistas até instituições financeiras. Muitas destas plataformas ERP, porém, foram inicialmente implantadas com a finalidade de conferir suporte aos processos internos da empresa. Mas e quanto a dar apoio a parceiros externos de negócios? Para tanto, os sistemas ERP precisam estar conectados a estes parceiros externos, para que os processos operem harmonicamente, por toda a organização.
Em 2009, a GXS patrocinou uma pesquisa, durante a qual perguntou a empresas, entre outras questões, qual era o volume de dados, inserido em seus ambientes ERP e oriundo de parceiros comerciais externos. Em média, um terço dos dados foi a resposta dada pelos entrevistados, referindo-se a dados de procedência externa à empresa. Os sistemas B2B ajudam a fornecer a conectividade entre os parceiros externos de uma organização e seus sistemas internos, a exemplo das plataformas ERP. As plataformas B2B também podem verificar a qualidade da informação enviada pelos parceiros externos, antes de sua entrada na plataforma ERP da companhia. Depois que a informação entrou no sistema ERP, esta é roteada para um módulo ERP, dependendo, é claro, do tipo do processo que precisa do suporte, o que pode ser um sistema de gestão de transporte, um sistema de gestão de armazém ou, o que é mais provável, um sistema de agendamento ou de produção.
Atualmente, muitas empresas, sobretudo as manufatureiras (um setor bastante globalizado, nos últimos anos), dependem de muitos parceiros externos, a exemplo das manufatureiras terceirizadas, empresas de logística e obviamente fornecedores. Antigamente, os sistemas ERP eram implantados, apoiando ambientes internos de produção, mas com a nova tendência de mudar a produção para locais, no mundo, onde os custos são menores, assim como, com a terceirização de mais e mais empresas externas manufatureiras, surgiu a crescente necessidade de se enviar um volume maior de informações ERP para fora da empresa. Sendo assim, a conexão B2B passa a ser usada não apenas para o recebimento de documentos de negócios, como também para ajudar no envio das informações de produção para fora da companhia. Portanto, B2B é fundamental para se prover conectividade bilateral entre um sistema ERP e a comunidade de parceiros comerciais.
Por esta razão, creio que é bastante certo afirmar que, sem integração B2B com parceiros comerciais externos, o ambiente ERP fica “incompleto”.
Mark Morley é diretor da indústria de marketing e manufatura industrial da GXS,