Carteira Vivo Pay incorpora dois novos serviços

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A Vivo avança em sua atuação como fintech e anuncia dois novos produtos de crédito: parcela pix e antecipação do saque aniversário do FGTS. A estratégia é parte do posicionamento de negócios da companhia, que quer ser reconhecida como uma empresa de tecnologia e com atuação além da conectividade.

As duas novidades anunciadas hoje se juntam ao serviço de empréstimo pessoal que opera desde 2020 e permite a contratação de R$ 500 a R$ 50 mil, além de ser alternativa para financiar smartphones e outros dispositivos adquiridos em lojas da empresa. Com desempenho ascendente, o empréstimo pessoal da Vivo totalizou R$ 420 milhões em carteira no 1º trimestre de 2024, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O serviço registra mais de 55 mil contratações de crédito e receita superior a R$ 100 milhões em 2023.

Considerando os 12 meses entre março de 2024 e março de 2023, as receitas da Vivo com serviços financeiros cresceram 29,4%, totalizando R$ 425 milhões. Além do empréstimo pessoal, o portfólio de fintech da Vivo inclui seguros – para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks – a empresa registra cerca de 500 mil smartphones segurados. Há ainda o "compra planejada", consórcio de smartphones lançado em parceria com a startup Klubi, que permite a compra de um aparelho em até 36 parcelas fixas, de forma planejada.

Vivo Pay: marca única

Os dois novos serviços de crédito são pilares da estratégia da Vivo para essa vertical em 2024. A empresa solicitou ao Banco Central do Brasil licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), visando ter mais flexibilidade para oferecer novos serviços e reduzir custos. Atualmente a Vivo adota o modelo de bank as a service, com parceiros que fornecem soluções completas para que a marca possa atuar no segmento de fintechs. A ideia é que os dois modelos coexistam.

Os planos da Vivo para avançar no mercado de fintechs incluem ainda a reunião de seus serviços sob a marca Vivo Pay – a plataforma de soluções financeiras da empresa – e a unificação do acesso aos serviços pelo app Vivo, o que já está em andamento. O objetivo é aproveitar o potencial do aplicativo, que tem mais 22 milhões de usuários únicos e é o principal canal de interação dos clientes com a empresa.

O primeiro serviço que nasce assim é o parcela Pix, apresentado no app Vivo para os clientes elegíveis. Trata-se de uma modalidade de pagamento por meio da qual é possível dividir em até 12 meses compras feitas com pix, portanto, é uma alternativa para quem não tem cartão de crédito, não quer comprometer seu limite ou precisa de crédito para comprar em estabelecimentos ou prestadores de serviço que não oferecem parcelamento. O cliente paga as parcelas do empréstimo em uma fatura exclusiva gerada no app Vivo.

Já a antecipação do saque aniversário do FGTS é uma modalidade amplamente testada no mercado e que a Vivo também passa a oferecer para clientes elegíveis. É um empréstimo que utiliza os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em contas ativas ou inativas com saldo positivo. No caso da Vivo, é possível retirar a partir de R$ 500 e antecipar o valor de até 10 anos do saldo disponível. Todos os produtos do Vivo Pay estão disponíveis no site: www.vivopay.com.br/fgts e também na aba Vivo Pay, no app Vivo.

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