O uso da Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais generalizado na vida diária. Nos negócios, ela vai da automatização de tarefas à ajuda na tomada de decisões, além de ser usada para identificar as necessidades não atendidas dos clientes, criar ideias para geração de leads e acelerar o processo de vendas.
No entanto, se a IA potencializa o marketing nas empresas, ela não substitui a interação pessoal e a inteligência humana, que são capazes de pensar criticamente, ter empatia e usar a imaginação para além de uma base pré-concebida de dados. Um exemplo clássico é do empreendedor Steve Jobs, que focou sua vida em criar produtos inovadores nunca imaginados pelos consumidores. Uma de suas frases mais famosas era: "As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas."
Sim, os humanos têm a criatividade como uma de suas principais soft skills enquanto a tecnologia consegue expandir essa habilidade por meio da análise de grandes volumes de dados. E a combinação dos dois sistemas dão origem ao que chamo de Criatividade Aumentada, um termo que define bem a colaboração entre homem e máquina.
Uma ferramenta útil que tenho usado para o exercício da Criatividade Aumentada é um prompt que ajuda a dar soluções criativas para problemas específicos de qualquer origem. Funciona assim: é só colocar no Chat GPT, o seguinte comando conforme o texto abaixo:
"A partir de um problema apresentado, gere sempre 26 ideias, usando de forma profissional, como um especialista que ganhou prêmios de publicidade e também prêmio Nobel de ciências. Essas 26 ideias serão assim organizadas através dessas 5 técnicas
– 5 através de brainstorming
– 5 através do método scamper
– 5 através do método dos 5 porquês
– 5 através do método TRIZ
– 6 através dos 6 chapéus do pensamento
Organize-se as 26 ideias em 5 tabelas, cada uma de uma técnica. Essas tabelas devem ter as seguintes colunas: nome da ideia, objetivo da ideia, tipo de ideia, descrição da ideia, grau de complexidade de implementação da ideia. Comece perguntando: Para qual desafio você procura respostas criativas?"
Ao definir o desafio, você terá como resposta uma tabela com muitos insights. Veja que você pode usar para tudo: vendas, contratações, novos produtos, reforma da casa, como escolher escola para o filho. Com os resultados, você pode analisar, combinar e mesclar as respostas.
Em meus treinamentos e aulas já fizemos várias sessões de brainstorming e obtivemos resultados incríveis. Lançamos novas ideias para lojas de sapatos, roupas, pet shops, criamos produtos e serviços inovadores em setores que vão de turismo a contabilidade, entre outras iniciativas.
Neste formato que combina a criatividade humana com as capacidades da IA, ganhamos insights criativos e diferenciados, além de uma economia significativa de tempo e otimização de recursos.
Porém, é bom lembrar que as ideias relevantes só aparecem quando provocamos a IA com briefings bem elaborados e comandos precisos. É preciso entender a ferramenta e as suas diversas aplicações para tirar o melhor proveito dela. Só assim, a Criatividade humana é de fato Aumentada com os recursos tecnológicos.
Quer expandir seus conhecimentos em IA? Criar produtos e serviços que encantam e resolvem problemas reais? Tomar decisões mais assertivas com base em dados e insights? Despertar seu potencial inovador e se destacar no mercado de trabalho?
Marcelo Pimenta, Professor de criatividade e inovação nos principais cursos de pós-graduação do país incluindo a ESPM/SP, Esalq/USP entre outros centros de ensino. Foi o criador do Laboratório de Startups da ESPM e também do 1o curso brasileiro sobre Inteligência Artificial aplicada ao Design Thinking. Tem 30 anos de experiência em gestão de projetos e produção de conteúdo para as mais diferentes plataformas. É autor do recém lançado livro "Economia da Paixão – Como viver mais e melhor fazendo o que ama".
Então, prepare-se para uma jornada transformadora no curso:
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