Em um momento de expansão, com potencial para multiplicar as demandas do time de compras, a MadeiraMadeira reestruturou seus processos e investiu na solução de e-Procurement da Nimbi.
Antes de 2021, quando a mudança ocorreu, o processo de compras era despadronizado e descentralizado, o que resultava em inúmeras falhas operacionais, falta de rastreabilidade e excesso de retrabalho. O time de compras realizava cotações, negociações e acompanhamentos por e-mail ou telefone.
"Começamos a buscar no mercado um sistema de e-procurement com alta capacidade de integração entre sistemas, redução de preenchimentos manuais e rastreabilidade. Além disso, nossa prioridade era contar com um fluxo de aprovações personalizado, dados estruturados, ferramentas de cotação, negociação, contrato e catálogo automático", afirma Thais Seballos, analista de processos sênior da MadeiraMadeira.
Neste contexto, a empresa optou pela ferramenta de e-Procurement, da Nimbi. De acordo com Thais, a implantação permitiu a criação de uma área de inteligência de compras, com visibilidade de 100% dos processos (do início ao fim), gestão através de indicadores de performance, painéis de controle e governança.
"Com a padronização do processo, amadurecemos o nível de compras interno, melhoramos a qualidade de vida da equipe e conseguimos dar suporte às áreas de negócios correlatas, como fiscal, financeiro e controladoria", diz ela.
Três anos após o go-live, a empresa já contabiliza mais de 31 mil pedidos gerados e tem uma base de cadastro com quase 11 mil códigos de produtos e serviços. Além disso, a Nimbi conta com integrações com outros sistemas e aquisições rastreáveis desde a abertura da requisição até o aceite do pedido, sem falar em cotações e negociações centralizadas em um único local.
Para o futuro, Thais destaca que a MadeiraMadeira planeja integrar a Inteligência Artificial da Nimbi, automatizando ferramentas de compras, como cotações e negociações. "Isto permitirá que os compradores se tornem cada vez mais estratégicos", finaliza ela.