A Huawei Technologies, fabricante chinesa de equipamentos para redes de telecomunicações, divulgou nesta segunda-feira 15 os resultados do primeiro semestre deste ano. Pela primeira vez, as vendas internacionais da empresa ultrapassaram as vendas no mercado chinês, o que já começa a incomodar concorrentes tradicionais como Siemens, Cisco e Ericsson.
Os contratos da empresa chinesa no período alcançaram US$ 4,1 bilhões, o que significa um incremento de 85% em relação ao ano anterior. Esse valor representa 50% da meta da empresa para o ano. O resultado do primeiro semestre corresponde a 73% das vendas de todo o ano de 2004, considerando que o total faturado foi de US$ 5,58 bilhões.
Os negócios realizados no mercado internacional somaram US$ 2,5 bilhões do total arrecadado nos seis primeiros meses de 2005, o que representa 61%. Esse número é maior do que o faturado fora da China em todo o ano de 2004: US $2,3 bilhões.
Internacional
É a primeira vez em que as vendas internacionais ultrapassaram as vendas na China. Os números referentes às vendas internacionais não incluem nenhum contrato com o British Group, empresa que nomeou a Huawei como um dos seus parceiros estratégicos de vendas.
A Huawei passou a ter contratos com 19 novas operadoras e foi incluída na lista 21 CN da British Telecom, o que significou uma maior projeção da empresa na Europa Ocidental, que ainda corresponde apenas a uma pequena porcentagem das vendas internacionais da empresa. A Huawei declarou neste ano que pretende triplicar o valor dos seus negócios assinados na região.
No primeiro semestre do ano, a fabricante chinesa registrou um crescimento de 120% nas vendas globais de soluções wireless, e a venda de sua solução CDMA cresceu 200% apenas nos mercados internacionais. Nos mercados de CDMA2000 1X e CDMA 1xEV-DO, a empresa fechou contratos na Tailândia, Algéria, Bangladesh, Paquistão, Europa e América. Ao fim do período, a Huawei tinha 10 milhões de usuários de sua solução CDMA.