A fornecedora de soluções de gerenciamento e de segurança Altiris anunciou a abertura do código-fonte de seu software Altiris Software Virtualization Solution (SVS) a desenvolvedores. Com isso, esses profissionais terão uma interface de programação de aplicação (API) para a solução e um novo kit de desenvolvimento de software.
Além disso, a empresa fez o lançamento do projeto Trinket para a comunidade de código aberto por intermédio do SourceForge.net que permitirá às empresas de TI explorar ao máximo o SVS, customizando o gerenciamento de aplicações. Com o lançamento da API e a iniciativa de abertura de código, a Altiris quer fazer da SVS a tecnologia de virtualização de software mais utilizada do mundo.
?Para a Altiris, inovação é essencial. Nossa equipe de desenvolvimento já descobriu inúmeras aplicações para a tecnologia Software Virtualization Solution. Agora queremos repartir essa oportunidade de inovar com nossa comunidade de usuários e com organizações de TI?, diz Marcelo Lava, diretor geral da Altiris Brasil. De acordo com ele, entre as principais vantagens do pacote estão a implementação mais ágil, prática e gerenciável de aplicações para PCs, além de ajudar a reduzir custos com suporte e agilizar as operações de manutenção.
O kit de desenvolvimento de software da SVS já se encontra à disposição gratuitamente para desenvolvedores e programadores e oferece as mesmas APIs utilizadas pela equipe de desenvolvimento da Altiris. O kit contém arquivos de cabeçalho em linguagem C, um arquivo lib, documentação e códigos de exemplo.
?A Altiris desenvolve suas tecnologias com base em padrões de indústria, o que deve incentivar e ajudar as comunidades de TI e os desenvolvedores de ferramentas a aderir à iniciativa?, ressalta Lava. ?O sucesso do projeto de código-fonte aberto Trinket dá uma idéia de onde poderemos chegar.?