A transformação de informações em receita nas empresas

0

Muitos executivos subutilizam o potencial da integração de informação e negócios como ativos estratégicos para reduzir custos, aumentar as vendas e fidelizar clientes. Em um momento em que as pressões econômicas e de competitividade ameaçam a sobrevivência de muitas empresas, é essencial melhorar a eficiência operacional e proteger a fidelidade dos clientes.
Um dos recursos mais eficientes para atingir esses objetivos é o acesso à utilização de tecnologia de integração de negócios para alavancar a informação, o que representa uma oportunidade para que profissionais de TI possam ajudar os executivos a olhar para os aspectos-chave dentro da organização. A informação pode ser apresentada como um ativo estratégico para a empresa e algumas ações podem ajudar os executivos a identificar as oportunidades para converter a informação em receita.
O primeiro passo é identificar os indicadores-chave de desempenho que mais carecem de melhoria. Ao tomar os sinais vitais da empresa, os executivos identificam o resultado final que eles mais precisam para produzir antes de começar a analisar potenciais oportunidades de melhorias.
O segundo passo é identificar os processos de negócio internos e externos que mais impactam diretamente os indicadores-alvo. Muitas lacunas execução abrangem várias áreas funcionais e organizações. Devem-se priorizar os processos em que atrasos, erros e ineficiência de recursos baseados em informação minam os indicadores-alvo.
O terceiro passo consiste em identificar as lacunas de utilização de informação mais graves para cada área de processo e determinar qual delas é agravada pela utilização de informações incompletas. Disponibilidade de informações, análise ou ação inadequadas agravam os atrasos, erros e ineficiência de recursos que, por sua vez, afetam negativamente os indicadores-alvo ou fazem com que se perca a janela de oportunidade.
Mesmo sendo empenhados, os executivos normalmente não são os indivíduos mais rápidos no manuseio de tecnologias dentro das empresas. Isso cria, muitas vezes, uma lacuna na capacidade da organização para utilizar mais estrategicamente a tecnologia para aproveitar de forma otimizada o valor e o poder da informação. Neste sentido, os profissionais de TI podem ajudar os executivos a preencher essa lacuna, auxiliando-os a compreender como e onde a informação pode ser mais bem aproveitada para melhorar as métricas de desempenho do negócio.
Assim, a otimização da informação e alavancagem da tecnologia podem ser incorporadas nos planos de negócios mais estratégicos sem a necessidade de que executivos se tornem gurus da tecnologia. Todo o poder da integração de informação e negócios pode ser dirigido com sucesso ao combater dos difíceis desafios que as empresas enfrentam atualmente.

* Marcelo Ramos, diretor-presidente da Sterling Commerce para a América Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.