Ampliar a Cidade Técnico Universitária (CTU), integrando unidades de ensino e empresas do ramo de tecnologia da informação (TI) e comunicação.
Com este objetivo, o presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados da Bahia (Sinepd), Jorge Libório, entregou ao prefeito Luiz Caetano uma carta de intenções que visa à instalação de 40 empresas da área em Camaçari.
O encontro aconteceu na última quinta-feira, 12/8, na sala da diretoria da Cidade do Saber Raimundo Pinheiro. Na ocasião, foi feita uma apresentação explicativa sobre a proposta do projeto. A implantação do Condomínio Digital, como será chamado, deve começar em 2011 e pode gerar dois mil novos postos de trabalho na cidade.
Com isso, o município se tornará o primeiro pólo tecnológico a ser consolidado na Bahia.
De acordo com a coordenadora de Ensino Superior e Profissionalizante da Secretaria da Educação (Seduc), Patrícia Oliveira, a CTU democratiza a qualificação de ensino superior e técnico em Camaçari e região, além de atrair investidores.
"Será de grande importância unir empresas e instituições de ensino no mesmo lugar, pois temos cursos de Ciência da Computação acontecendo na Cidade do Saber, através da Universidade Aberta do Brasil", analisou. Ainda de acordo com Patrícia Oliveira, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) também pretende ministrar cursos oferecidos pela CTU em diversos ramos, inclusive de TI.
Acompanharam a reunião, o secretário das Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes, representantes de empresas, da Uneb e consultores.
- Profissional