A AWS e o Sebrae Startups anunciam a oferta de novos treinamentos gratuitos, dessa vez focados 100% em IA generativa durante a edição do Startup Summit de 2024, evento focado em empreendedorismo, inovação e tecnologia, que acontece em Florianópolis (SC).
O novo curso vem após o sucesso das duas primeiras trilhas de treinamentos para profissionais de startups anunciadas em 2023, que tinham como objetivo capacitar gratuitamente 25 mil pessoas em tecnologias de nuvem e inteligência artificial até o final de 2024 e que teve a meta superada em 32%, atingindo mais de 33 mil pessoas.
"O interesse dos profissionais de startups brasileiros em aprender sobre nuvem superou nossas expectativas. Agora, queremos potencializar ainda mais o poder de inovação dessas empresas lançando um curso focado 100% em IA generativa, com ferramentas para apoiar o profissional a testar e a implementar no seu negócio, em sintonia com as atualizações do mercado", comenta Andrea Leal, gerente de Treinamentos Massivos na Amazon Web Services para América Latina.
Para se ter uma ideia, 97% dos empregadores esperam usar soluções baseadas em IA até 2028, de acordo com o estudo encomendado pela AWS junto à Access Partnership, para descobrir de que forma a IA já está impactando e transformando o local de trabalho. O relatório, para o qual foram entrevistados 1.600 funcionários e 500 organizações no Brasil, de todos os setores, apontou que os empregadores estão dispostos a pagar pelo menos 46% a mais para contratar funcionários com habilidades em IA.
Os funcionários, por sua vez, sinalizaram um forte desejo de adquirir competências em IA para progredir nas suas carreiras. "Nosso objetivo com esse novo curso é preparar mais participantes para utilizarem ferramentas de IA generativa e aumentarem a criatividade, produtividade e a performance em suas empresas, ao mesmo tempo em que se tornam profissionais mais qualificados", complementa Leal.
Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae/SC, destaca que o caminho para a plena integração da IA generativa nas operações empresariais não é isento de desafios, também, para startups. "Dados do Observatório Sebrae Startups mostram que a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% das startups, e os custos elevados de implementação, citados por 22,43%, são barreiras significativas.
Além disso, a complexidade da integração com sistemas existentes e a resistência interna em algumas organizações também dificultam a adoção de soluções baseadas em IA. Apesar desses obstáculos, o impacto da IA já é visível no aumento da eficiência operacional e no crescimento de muitas startups. À medida que mais empresas abraçam essa inovação, a expectativa é que a IA continue a desempenhar um papel central na transformação digital e na criação de valor em diversas indústrias", pontua Souza.
As duas primeiras trilhas de treinamentos da AWS e do Sebrae Startups (chamadas de Fundamentos de Nuvem AWS e Escalar na Nuvem AWS) atingiram todos os estados do Brasil, sobretudo São Paulo, que concentrou 34,9% dos estudantes. Minas Gerais (9%) e Santa Catarina (7%) são os dois estados seguintes no ranking. O treinamento gratuito contou com conteúdos online, sessões de tutoria ao vivo e em português, com direito a vouchers de certificação para os alunos de maior destaque e uma plataforma de conexões com o mercado de trabalho. No caso da trilha anunciada hoje, serão abertos novos vouchers para certificação da AWS para os melhores alunos do curso.
"Trabalho como suporte terceirizado na Eletrobras Chesf, onde consegui atingir meu objetivo de migrar de carreira para me tornar Analista de Dados. É um desafio intenso, e estava procurando treinamento para me desenvolver da melhor forma possível", disse Ulysses Pontes, analista de BI júnior que realizou uma transição de carreira graças à primeira trilha de cursos do Sebrae Startups e da AWS. Já o engenheiro arquiteto Erico Couto Jr., foi um dos alunos contemplados com um voucher para realizar a prova de certificação AWS Cloud Practitioner Essentials. "Este curso foi uma oportunidade incrível para aprimorar minhas habilidades em computação em nuvem e entender melhor como a AWS pode impulsionar nossos projetos. Recebi um voucher para realizar a prova de certificação, o que me permitiu validar meu conhecimento e experiência em AWS. Estou animado para aplicar tudo o que aprendi e contribuir ainda mais para nossos objetivos de negócios", disse.
A Amazon assumiu um compromisso global de capacitar 29 milhões de pessoas gratuitamente até 2025, meta que já foi superada com mais de 31 milhões de pessoas impactadas em 200 países e territórios.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no link. Os treinamentos de IA generativa serão iniciados em setembro.