Como a tecnologia de rastreio de RFID pode otimizar a experiência dos passageiros na aviação civil?

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A aviação civil é um dos setores que mais exige um constante desenvolvimento de novas soluções para acompanhar crescentes demandas por agilidade, precisão e segurança. Aeroportos lotados, enormes e demoradas filas de embarque, atrasos de voos e extravios de bagagens são cenas corriqueiras em aeroportos brasileiros e no exterior. Conforme aumenta o número de passageiros, a indústria aprimora tecnologias para otimizar sua Customer Experience (CX). 

As áreas que necessitam de avanços tecnológicos na aviação civil vão muito além do que se pode ver durante as viagens. Além de questões relacionadas a bagagens e embarque, para o sucesso da experiência de atendimento dos passageiros é preciso que o carregamento de alimentos e bebidas do serviço de bordo ocorra dentro do prazo, que peças para manutenção sejam localizadas rapidamente, e que o fluxo de passageiros pelos terminais possa ser monitorado em tempo real, dentre várias outras camadas da complexa operação diária de um grande aeroporto. 

É aí que entram as soluções que usam RFID (Tecnologia de Identificação por Radiofrequência), que utiliza ondas de rádio para capturar e armazenar dados em um microchip, que pode ser lido a distância por leitores específicos. 

Quem já teve uma mala extraviada, perdida ou até roubada sabe que se trata de uma das piores dores de cabeça que um passageiro pode enfrentar. Para reduzir estes problemas, companhias aéreas e terminais de todo o mundo vêm adotando etiquetas de RFID que permitem monitorar a exata localização das bagagens desde o check-in até as esteiras. Aéreas dos EUA e da Europa já permitem que os próprios passageiros tenham acesso ao monitoramento em seus smartphones em tempo real. 

Na Grécia, 14 aeroportos passaram a ter uma experiência muito mais eficiente e mais agradável para os passageiros em relação às bagagens após adotarem computadores móveis aliados à tecnologia RFID. As malas agora são escaneadas e identificadas com muito mais rapidez, e as informações passam por uma central de dados para que funcionários das aéreas e passageiros tenham maior visibilidade quanto ao rastreio. 

Crucial para a segurança e a pontualidade dos voos, a manutenção das aeronaves também é impactada positivamente pela tecnologia RFID, que permite localizar com eficiência e rapidez as peças de reposição, equipamentos de terra e ferramentas. Além disso, cartões de acesso a áreas sensíveis dos terminais que usam a tecnologia garantem a segurança de passageiros e funcionários. 

Na AirAsia, a tripulação e as equipes de terra estão usando a tecnologia RFID para acelerar os processos de inspeção de segurança e de equipamentos de bordo, evitando atrasos e garantindo maior eficiência. A implementação dos novos sistemas também representou redução de custos em relação à mão de obra. 

Períodos de alta demanda aeroportuária, como festas de fim de ano e férias, tendem a aumentar os gargalos sobre a aviação civil, ressaltando a necessidade de soluções que garantam mais eficiência e a segurança nas companhias aéreas, reduzindo custos operacionais e aumentando a satisfação dos clientes. 

A tecnologia RFID está revolucionando a aviação civil, oferecendo benefícios tangíveis tanto para passageiros quanto para as aéreas. Com a capacidade de rastrear bagagens com precisão, agilizar processos, melhorar a segurança e personalizar a experiência do cliente, estas soluções proporcionam uma experiência de viagem cada vez mais eficiente, segura e agradável.

Vanderlei Ferreira, CEO Zebra Technologies Brasil.

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