Projetos de novos produtos, serviços e processos inovadores de 18 startups catarinenses receberão apoio financeiro do Governo do Estado para saírem do papel. Nesta quinta-feira, 15, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) anunciou oficialmente os selecionados pelo Programa Acelera Startup SC, desenvolvido com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae/SC). Os projetos receberão até R$ 80 mil cada.
O anúncio dos projetos apoiados pelo Acelera Startup SC ocorreu durante o segundo dia do Startup Summit 2024, evento focado em empreendedorismo, inovação e tecnologia, que ocorrerá até sexta-feira, 16, em Florianópolis. O evento é realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae Startups. A Fapesc, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) participam do Startup Summit com um estande voltado para conexões com o ecossistema de CTI.
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, reforçou o compromisso do Governo do Estado com o empreendedorismo no estado. "Eu e o governador Jorginho Mello estamos incentivando a Fapesc e liberando recursos para que programas assim sejam coordenados pelo estado. Nosso objetivo é cuidar das pessoas e nada melhor do que incentivá-las no trabalho".
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, reforça a importância do apoio aos empreendedores catarinenses no desenvolvimento de seus projetos inovadores. "Nesta edição, o edital do Programa Acelera Startup SC disponibilizou mais de R$ 1,4 milhão para ajudar essas empresas a acelerarem suas ideias inovadoras de produtos, processos e serviços. Essa iniciativa está alinhada ao que o plano do Governo do Estado de dar oportunidades e incentivar o empreendedorismo", afirma.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, destaca o potencial inovador do catarinense. "Santa Catarina é um estado diferenciado e que tem no empreendedorismo uma grande força inovadora. A Fapesc se coloca sempre como parceira dos empreendedores", salienta.
Recurso vai auxiliar a aceleração do negócio
A Carbon Free, de Florianópolis, foi uma das 18 startups que tiveram projetos selecionados pelo Programa Acelera Startup SC. A Carbon Free ajuda outras empresas a serem mais sustentáveis através da gestão e da neutralização da emissão de carbono.
"Elaboramos desde o inventário dos gases do efeito estufa para calcular o quanto de carbono essas empresas estão emitindo até elaboração de projetos de redução dessas emissões e compensação com créditos de carbono. Para nós, ter sido selecionada pelo Acelera Startup SC foi um presente. Esse recurso vai nos ajudar a acelerar e aprimorar muito a nossa plataforma, sempre pensando em melhorar a experiência do cliente", afirma a sócia da Carbon Free, Vivian Fragoso Pellis.
Em 2024, o Programa Acelera Startup SC teve a sua quarta edição. O edital 17/2024 da Fapesc é voltado para empreendedores das turmas de capacitação do Programa Startup SC, realizado pelo Sebrae em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville.
Confira os projetos selecionados
Blumenau
1. Lysa Inova Simples
2. Red Sistemas Ltda
3. Ride Tecnologia Ltda
4. Colinear Contabilidade e Finanças Ltda
Chapecó
1. Desker Tecnologia e Treinamentos Ltda
2. Vexcom Sistemas
3. Predict Consultoria
Criciúma
1. Labtrack Ensino e Tecnologia Ltda
2. Azteca Software Ltda
3. Darwin Tecnologia Da Informação Ltda
Florianópolis
1. Bendito Ltda
2. Carbon Free Brasil Ltda
3. Gabriela Mazzini de Oliveira
4. Wavecode Ltda
Joinville
1. FC Fisioterapia e Tecnologia Ltda
2. MM Tech Ltda
3. Rigbie Inovação Tecnológica Ltda
4. Futuriza Tecnologia Ltda