PeopleSoft já traz reflexos positivos para a Oracle na AL

0

A aquisição da PeopleSoft pela Oracle no fim do ano passado já começa a mostrar os reflexos positivos para a companhia, tanto em escala mundial como regional. Pesquisa recém-divulgada pelo instituto de pesquisa International Data Corporation (IDC) revela um forte crescimento da empresa na América Latina.

O estudo indica que a Oracle lidera o segmento de servidor de aplicações com 36% de participação na região e um crescimento de 15% durante 2004 em comparação com o ano anterior.

De acordo com o IDC, a empresa também continua sendo a primeira no mercado de banco de dados relacionais (ou RDBMS, da sigla em inglês), com 54% do mercado e um crescimento de 6,6% durante o mesmo período. O estudo destaca nesse segmento o crescimento do Brasil e do México com 11% e 8% respectivamente.

O sucesso na região é creditado pela Oracle às suas soluções e serviços como grid computing, segurança e consolidação. Durante o ano fiscal 2005 (junho 2004-maio 2005) a Oracle América Latina organizou 80 campanhas ?Agilize seu negócio?, que permite aos interessados realizar testes das funcionalidades do servidor de aplicações.

A empresa também treinou mais de 50 parceiros em gestão de processos de negócios e realizou mais de 30 seminários sobre Real Application Cluster (RAC), nos quais participaram mais de 500 clientes.

Para Karen Bitran, gerente de pesquisas de software do IDC, ?com essas ações, a Oracle está tentando atender às principais necessidades das empresas na América Latina?. Segundo ela, a maioria das empresas na região não sabe como explorar a tecnologia da melhor maneira possível e como adaptá-la a seus negócios, motivo pelo qual ela acredita que o desenvolvimento de soluções focadas no negócio será cada vez mais importante. Para a executiva, assuntos relacionados à integração são a prioridade das empresas na América Latina, em 2005. ?No futuro, a grande concorrência e a dificuldade de verbas na região vai requerer um uso otimizado da tecnologia e modelos de comercialização flexíveis?, avalia ela.

Segundo o IDC, hoje, com relação ao mercado de aplicações, a Oracle posiciona-se na América Latina com 16% de participação de mercado. Além disso, a empresa consolidou sua posição nos setores público e de serviços financeiros com a compra da Oblix, um desenvolvedor de soluções baseadas na gestão de identidades, e no setor varejista com a aquisição de Retek.

Grande parte do sucesso da Oracle América Latina está no seu modelo de negócios de venda indireta que nos últimos anos passou de 20% a 56% do faturamento total da empresa para a região. Hoje, a empresa conta com mais de 1,3 mil parceiros comerciais, por meio dos quais chega a todo o mercado latino-americano.

Segundo Luiz Meisler, vice-presidente sênior da Oracle para a América Latina, um dos segredos desse sucesso é que os funcionários da empresa estão alinhados estrategicamente com os objetivos do negócio. ?Cada um deles faz parte integral da cadeia de valor para o cliente.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.