A partir desta semana, o Banco do Brasil coloca à disposição de seus clientes o serviço de auto-atendimento para iPhone e iPod Touch. O serviço de mobile banking utiliza recursos de programação do smartphone da Apple. Para acessar, basta o correntista digitar bb.com.br no navegador Safári do iPhone. As principais transações bancárias já estão disponíveis, como verificar saldos e extratos de conta corrente e poupança, realizar pagamentos de contas e faturas de cobrança, transferências de valores entre contas do BB, DOC, entre outras.
De acordo com o BB, o diferencial em relação a serviços semelhantes é que a solução foi desenvolvida utilizando as próprias rotinas e padrões do iPhone, por meio de APIs (Application Programming Interface) que possibilita aos programadores criarem integrações entre sistemas distintos. Ao acessar o extrato da conta corrente, por exemplo, o cliente pode visualiza-lo tanto na vertical quanto na horizontal. Na posição horizontal, as linhas do extrato se expandem automaticamente, revelando o histórico detalhado da conta corrente. Para agendar pagamentos, o cliente usa o calendário próprio do iPhone. O mesmo acontece quando há mais de uma opção de escolha, as alternativas se sucedem por meio de rolagem de tela.
O portal apresenta também os telefones mais importantes do banco, em que o cliente pode fazer a ligação de voz apenas tocando o número do telefone que é apresentado na tela.
Para acessar o auto-atendimento BB basta digitar bb.com.br no navegador Safári do iPhone. O sistema do banco se encarrega de identificar o aparelho e abrir a página específica para o iPhone. Para facilitar os futuros acessos, o cliente poderá colocar o ícone do BB na tela principal do aparelho, clicando no botão + do browser (e escolher a opção "adicionar a tela de início").
Por enquanto, as transações de movimentação financeira estão limitadas a R$ 100 por dia e os pagamentos de boletos limitados a R$ 200 ao dia, até que a aplicação esteja na AppStore, a loja virtual do iPhone.