A busca na internet por meio de dispositivos móveis está crescendo de forma mais generalizada e mais freqüente nos Estados Unidos e na Europa, segundo a consultoria americana comScore, baseada no serviço de medição de audiência on-line comScore World Metrix. A empresa constatou que o número de assinantes que usam o telefone celular para realizar buscas na web cresceu para 20,8 milhões nos EUA e 4,5 milhões na Europa em junho, um aumento de 68% e 38%, respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2007.
O Reino Unido foi o que apresentou a mais alta taxa de penetração de assinantes móveis que fazem buscas na web (9,5%), seguido de perto pelos EUA (9,2%). O número de pessoas que acessam buscas no celular ao menos uma vez por semana cresceu 50% na Europa, sendo que a França e a Espanha apresentaram taxas de crescimento de 69% e 63%, respectivamente.
"Meanwhile, the number of US users accessing mobile search has more than doubled as a result of expanded 3G penetration and smartphone adoption, as well as the proliferation of flat-rate data plans. We have also seen a substantial improvement to the mobile search offerings in the US market," said Alistair Hill, an analyst at comScore.
"Entretanto, o número de usuários de dispositivos móveis nos EUA que fazem buscas na web mais do que duplicou em decorrência de penetração e da adoção de smartphones 3G, bem como devido a proliferação de planos de transmissão de dados com taxas fixas. Vimos também uma melhoria substancial para as buscas móveis oferecidas no mercado americano", disse Alistair Hill, analista da comScore.
O Google é o mecanismo de busca preferido com uma participação de 60% entre os usuários de dispositivos móveis em todos os países medidos pela comScore World Metrics. O Yahoo aparece em segundo lugar na Alemanha, Itália, Reino Unido e nos EUA a penetração entre os usuários é 34,6%, mais do que o dobro de sua participação na maioria dos outros países.