Mercado de telefonia IP deve atingir US$ 1,3 bi em 2013 na AL

0

Atualmente, 63% das linhas telefônicas empresariais na América Latina estão instaladas por equipamentos de tecnologia IP, sejam por meio de soluções híbridas, que agregam tecnologia TDM sobre IP, sejam puramente IP. Nos últimos dois anos, tem se observado na região um aumento na migração das linhas tradicionais de telefonia para a telefonia IP. Isso porque a grande demanda pela eficiência nos negócios tem deixado os usuários conscientes dos benefícios da convergência de voz e dados, de acordo com uma nova pesquisa da Frost & Sullivan, intitulada "Mercado de Soluções de Telefonia Empresarial na América Latina".

A empresa de consultoria e pesquisa de mercado diz que o mercado de soluções de telefonia IP na região movimentou US$ 778,9 milhões em 2007 e a estimativa é que alcance US$ 1,3 bilhão em 2013. Segundo a Frost & Sullivan, um dos aspectos que deve contribuir para que essa meta seja atingida é a queda constante nos preços das linhas e telefones IP, que levarão as pequenas e médias empresas a investir também em soluções híbridas, expandindo a adoção do IP em toda a região.

Ainda segundo a consultoria, a maioria dos países está aproveitando o rápido desenvolvimento econômico na América Latina para investir em novas tecnologias. Fornecedores de telefonia IP, depois de terem registrado bons resultados na América do Norte e na Europa, estão direcionando suas ações para a região.

"Por causa dos preços ou investimentos recentes ainda sem retorno, existe uma considerável demanda por soluções híbridas, e as PMEs são a chave do mercado potencial em muitos países", diz Raphael Barone, analista de pesquisa da Frost & Sullivan. "Embora as grandes empresas já sejam foco das vendas de IP puro, com a redução nos preços de linhas e telefones IP, as PMEs passarão a deter uma parte considerável das vendas", completa.

De acordo com Barone, os fornecedores de telefonia IP precisam direcionar seus esforços para resolver os problemas de segurança. "Eles precisam orientar os usuários finais não somente para melhorar a qualidade, mas também instruí-los para usar a tecnologia com segurança."

Ele diz que outra tendência no mercado de telefonia empresarial na América Latina diz respeito ao novo conceito de comunicações unificadas. "Embora essas soluções estejam dando os seus primeiros passos na região, os primeiros usuários já mostram grande interesse na tecnologia", observa Barone.

Segundo ele, de modo geral, com a evolução da telefonia IP na região, os fornecedores precisam oferecer soluções que proporcionem mobilidade, custos menores e melhor eficiência – fatores que estão se tornando cruciais para a maioria das companhias. "Fornecedores tradicionais de telefonia e equipamentos terão que inovar suas estratégias para lidar com essa demanda", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.