A publicidade veiculada em redes sociais voltadas a usuários móveis será responsável pela maior parte das receitas obtidas por esses sites até 2013 em todo o mundo, segundo um relatório recente publicado pela Juniper Research.
O estudo afirma que o mercado de conteúdo gerado por usuário móvel (UGC, na sigla em inglês), que inclui redes sociais, sites de dating (perfis, vídeos e fotos para relacionamento, namoro ou amizade) e serviços de entrega de conteúdo pessoal (DCP), deve saltar de quase US$ 1,1 bilhão neste ano para mais de US$ 7,3 bilhões em 2013. Segundo a Juniper, as maiores receitas em 2009, no entanto, serão provenientes dos sites de dating.
O relatório também salienta a importância crescente desempenhada pela publicidade, que representará quase um terço das receitas totais no mercado de UGC até o fim do período, e mais da metade será gerada pelas redes sociais móveis.
A Juniper observa que, antes de o iPhone aumentar substancialmente o interesse do público para serviços de conteúdo móvel, não havia espaço para melhorias significativas no que diz respeito à comercialização de tais serviços. Por isso, ela ressalta a necessidade das operadoras reduzirem os custos com a transmissão de dados para incentivar o uso casual de pacotes de redes sociais e de serviços de dating.
Outras conclusões do relatório apontam que o número de usuários móveis ativos de redes sociais deve aumentar de 54 milhões neste ano para quase 730 milhões em 2013. Além disso, diz que as regiões do Extremo Oriente e da China serão as mais populares em termos de número de usuários móveis de redes sociais e serviços DCP durante o período. Entretanto, afirma que o sub-continente indiano passará a ser a maior região de serviços móveis de dating em 2010.