Cada vez mais pressionado a criar estratégias, estabelecer perspectivas e alinhar a TI ao negócio, o CIO hoje precisa manter o foco em três responsabilidades: na de aquisição de produtos e serviços de fornecedores externos (sourcing), no gerenciamento da operação e na montagem de uma estratégia de negócios.
Esta ao mesmo é a orientação do consultor Luiz Alfredo Sales, gerente sênior da PricewaterhouseCoopers, feita durante o 6º Seminário Outsourcing, evento promovido pela revista TI Inside, organizado pela Converge Comunicações, que ocorreu nesta quinta-feira, 16, em São Paulo.
Segundo ele, atualmente apenas 25% dos CIOs atendem esses três requisitos. A maioria (50%) tem conhecimento abrangente de dois desses pilares, enquanto 25% somente possui conhecimento avançado de um dos itens.
"O CIO deve combinar liderança e atributos de vendas e comunicação, com foco nas questões relacionadas ao negócio. Para isso, ele deve ter um amplo conhecimento sobre a estratégia de negócio da empesa em que trabalha", afirma Sales. Ele ressalta que as empresas querem cada vez mais que a área de tecnologia seja ágil para preparar a corporação para acompanhar a evolução da tecnologia e dos modelos de negócio.
- Seminário