Apesar de bastante comuns no Japão, as tecnologias de mobile payment, que transformaram o celular em um terminal para compra de qualquer coisa, de passagens de avião a discos ou uma lata de refrigerante, em que o pagamento é debitado na conta telefônica, ainda são bastante embrionárias, com diversos métodos alternativos em uso atualmente.
Esta é a constatação de pesquisa realizada pela IDC que analisou cinco casos diferentes de pagamentos móveis. De acordo com a consultoria, não haverá a convergência dos vários modelos existentes para um único sistema de pagamento móvel. Eles serão usados de acordo com o ambiente específico do mercado de telecomunicações e da economia de cada país, segundo a IDC.
"Fatores econômicos e culturais definirão qual modelo organizacional de mobile payment é melhor para cada país. Não há um modelo mundial melhor e variações são esperadas de país para país", observa o estudo.
A IDC frisa que os modelos de mobile payment de maior sucesso são aqueles em que o operador do plano controla tanto os ativos de finanças quanto de telecomunicações.
- Pesquisa