Em entrevista a imprensa chinesa durante um evento local, o executivo-chefe (CEO) da Nokia, Stephen Elop, confirmou o lançamento do tão aguardado smartphone com o Windows Phone para o fim do ano. De acordo com ele, não haverá um lançamento simultâneo mundial, pois o aparelho terá entrada gradual no mercado de cada país. A produção em larga escala, no entanto, acontece só em 2012.
Elop não revelou quais as metas ou estratégias de vendas para o smartphone, afirmando apenas que todos estão ansiosos e que os objetivos são “agressivos”. Segundo ele, o diferencial do aparelho será a experiência do usuário nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook. O Twitter oficial da empresa divulgou a mesma informação nesta sexta-feira, 16, em resposta a um usuário australiano.
O executivo também comentou os motivos pelos quais a Nokia rejeitou o uso do sistema operacional Android, do Google. “Se adotássemos o Android, haveria apenas dois competidores no mercado – o Google e a Apple. Com o Windows Phone, o usuário terá uma experiência diferente”, afirmou.
O mercado de mobilidade aguarda a chegada do Windows Phone e a Nokia tem ele como uma promessa de recuperação da posição de liderança que ocupava no mercado. No último trimestre, a fabricante finlandesa perdeu o primeiro lugar no ranking mundial de smartphones, sendo ultrapassada pela Apple e pela Samsung, segundo dados da Strategy Analytics.