A Genial Investimentos formalizará, neste próximo domingo (18), em Nova York, adesão ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Com isso, se unirá a mais de 16 mil empresas e organizações de 160 países, comprometidas com a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de boas práticas empresariais.
A adesão ocorrerá simultaneamente ao SDGs in Brazil, evento promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, em paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas, para debater os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, SDG em inglês) no país. O encontro reúne lideranças empresariais brasileiras e estrangeiras.
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos 10 Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e à Agenda 2030.
"Nos comprometemos, voluntariamente, a implementar os Dez Princípios do Pacto Global em nossas estratégias de negócios e publicaremos relatórios periódicos sobre os processos realizados, principalmente relacionando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU", conta o CEO da Genial, Rodolfo Riechert. Isso significa apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos; combater a discriminação no emprego; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis; e combater a corrupção em todas as suas formas, entre outros ações.
Na mesma data, como parte do compromisso com boas práticas corporativas, a Genial formalizará uma parceria com a Conta Black, hub de produtos e serviços financeiros voltados à população negra e periférica. As duas empresas realizarão, em conjunto, ações para promover a inclusão bancária e financeira e democratizar o acesso a investimentos. "Existe uma agenda global que está endereçando ações visando impacto social, estar entre os signatários corporativos globais é um marco relevante. A Conta Black nasceu com esse DNA e ter parceiros estratégicos que estão olhando para a mesma direção, é extremamente gratificante. Esse é o primeiro marco de muitas ações que faremos juntos", afirma a CCO da Conta Black, Fernanda Ribeiro, embaixadora do Pacto Global da ONU.
Práticas ESG
A Genial conta com um comitê interno para discussão e aprimoramento de boas práticas ESG. Entre as ações em andamento estão a participação ativa no Instituto Guga Kuerten, que promove educação e esporte de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; uma parceria com o Instituto Ser + na capacitação de jovens aprendizes; e educação financeira em comunidades do Rio de Janeiro.
Além disso, a Genial está em fase de adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e tem, como meta, que 50% do quadro de colaboradores sejam mulheres. "Com a adesão ao Pacto Global da ONU e a parceria com a Conta Black, nos propomos a aprofundar nosso comprometimento com boas práticas socioambientais e de governança, para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais justa e sustentável", afirma Riechert.