A LATAM acaba de lançar o serviço de FilaVirtual, que reduz em 85% o tempo de espera na segurança do aeroporto JFK, em Nova York. A novidade é uma ferramenta de transformação digital do Terminal 4 do aeroporto e está disponível para os passageiros que embarcam em Nova York nos voos da LATAM com destino à Santiago (Chile), Lima (Peru) e Guarulhos (Brasil). A FilaVirtual da empresa de tecnologia CLEAR é uma plataforma que permite ao cliente reservar o seu lugar na fila online do Transportation Security Administration (TSA) de acordo com a hora pretendida para entrar na sala de embarque.
Antes da FilaVirtual, o cliente levava 45 minutos a 1 hora de espera na fila do TSA, a agência do governo americano encarregada de zelar pela segurança nos aeroportos. Agora, o passageiro consegue realizar o agendamento de seu lugar na fila de maneira remota e on-line, com até 1 hora e 30 minutos de antecedência de seu voo. O link de agendamento está disponível em QR codes no check-in, no site e no e-mail pré-voo e direcionam o cliente direto à página em que ele deve efetuar tal agendamento. O procedimento é totalmente gratuito para os passageiros da LATAM, permitindo que eles dediquem seu tempo a outras prioridades.
Como explica Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, "queremos que a jornada do cliente seja cada vez mais rápida, segura e eficiente. Por isso, a parceria com a FilaVirtual da CLEAR serve para que o cliente da LATAM tenha essa experiência de qualidade no embarque. O nosso compromisso é buscar e apoiar os parceiros para que mais aeroportos também adotem essa funcionalidade em breve".
Os passageiros da LATAM já representam 5% do total que testou a funcionalidade em Nova York no período de teste-piloto da FilaVirtual no Terminal 4 do JFK, de 9 a 31 de agosto deste ano. Agora, todos os passageiros da empresa nas rotas a partir do aeroporto norte-americano vão poder oficialmente usufruir do serviço. O total de usuários tende a aumentar conforme mais passageiros souberem que podem se beneficiar do sistema gratuitamente.
Amplamente testada, a ferramenta da CLEAR já apresenta resultados significativos nos Estados Unidos e Canadá, onde foi batizada de Reserve e está presente em 10 aeroportos, além da Europa, onde já está disponível no aeroporto de Berlim. Na Argentina, México e Peru, o serviço também está disponível em bancos, clínicas e órgãos governamentais e foi nomeado FilaVirtual. No Terminal 4 do JFK, aliás, a CLEAR definiu horários exclusivos de operação para que o serviço pudesse ser sincronizado com os horários de pousos da LATAM no aeroporto.
"A FilaVirtual devolve aos usuários o tempo que seria desperdiçado em filas e salas de espera, eliminando aglomerações desnecessárias e agilizando a vida das pessoas, que podem se dirigir ao aeroporto com menos antecedência e na hora marcada. É um benefício que em breve o público vai conhecer de perto também no Brasil", ressalta Lucimar Reis, diretora de Novos Negócios da CLEAR para a América Latina.
A expectativa da CLEAR é que, na última semana de setembro, a novidade seja implementada também no Aeroporto de Miami, onde a LATAM opera voos no Terminal J. Atualmente, a companhia mantém rotas de Miami para Guarulhos (10 voos semanais) e Fortaleza (1 voo semanal).