Hitachi quer triplicar operação no Brasil até fim de 2010

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A Hitachi Data Systems, que tem market share de 10% no mercado de storage no Brasil, quer triplicar seus resultados no país até 2010. Para atingir essa meta, a empresa expandiu a sua atuação geográfica e inaugurou em setembro duas novas filiais, uma em Belo Horizonte e outra em Porto Alegre.

O Brasil é o principal mercado da América Latina para a empresa, representando cerca de 55% das receitas na região. "O Brasil é uma grande mercado em potencial, e a grande transferência de dados e informações que precisam ser armazenados no país são enormes. Por esse motivo, faz todo sentido investirmos muito nas operações do Brasil", analisou Edson Bispo, country manager da Hitachi no País.

Uma estratégias para elevar as vendas será elevar as parcerias para oferecer casadamente as soluções de storage e servidores. Atualmente, a empresa já tem a parceria da Sun Microsystems para esse tipo de oferta, número que chegará a 3 até o fim do ano.

"Já estamos em negociações avançadas e até o fim do ano eleas serão concretizadas", analisou Aírton Pinto, diretor de alianças e canais da Hitachi para América Latina. O executivo também aponta que a empresa pretende elevar de 18 para 26 os números de parceiros de distribuição até o fim deste ano.

Deste número, a empresa pretende ter 5 canais exclusivos para atuar com o mercado de pequenas e médias empresas, o qual conta atualmente com 2 distribuidores. Isso porque a Hitachi pretende passar a marcar forte presença nesse segmento e espera equilibrar a participação de seus clientes dentro do faturamento.

Hoje, entre 70% a 80% das receitas da Hitachi no Brasil são representadas por grandes empresas. "A tendência é que essa participação diminua. Temos um grande espaço para atuar no mercado de SMB e ele deve dar o tom do crescimento", analisou Bispo.

Para isso a empresa aposta em uma nova linha de produtos que convergem as características de um storage de grande porte para um sistema de armazenamento modular, O Hitachi AMS Series 200. Apesar de ter um mercado mais promissor no segmento de pequenas e médias empresas, Bispo aponta que esta solução deve ter também forte demanda de grandes clientes.

"Ele tem potencial para atender todo o mercado. Geralmente as soluções modulares tinham maior presença no mercado SMB, mas isso está mudando e hoje as grandes empresas também demandam fortemente este tipo de produto", analisou o executivo, ressaltando que algo em torno de 33% do mercado é composto por soluções de enterprise, enquanto 45% já detém soluções modulares.

Além disso, para atender com mais ímpeto o mercado de SMB, a empresa também fará uma campanha mais forte em cima de uma solução de pequeno porte que detém voltada exclusivamente para atender o segmento de pequenas e médias empresas.

Concorrência

Na visão de Bispo, a recém parceria formada entre a Oracle e a HP para fornecimento de servidor de storage não deve abalar os resultados da companhia, apesar de o executivo frisar que ainda não ter tido tempo para avaliar a sua real projeção e relação a atuação da Hitachi.

Apesar disso, Bispo apontou que as empresas Oracle e HP têm a meta de vendar a solução completa, de software combinado com hardware,, enquanto a empresa a Hitachi só tem foco no último.

Sem impacto

Em relação a crise financeira mundial, Bispo atestou que esta não influenciará em nada os planos da companhia. "Nos traçamos um plano de investimentos e resultados para os próximos três anos, e estes serão mantidos mesmo com a crise", observou.

"Com certeza a crise mundial trará um efeito na economia, mas ainda está muito obscuro e é difícil definir como será este impacto. Entretanto, a quantidade de informações continuará a fluir e só tende aumentar", finalizou.

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