A Avast Software, desenvolvedora do antivírus avast!, passou a compartilhar com o Facebook dados de seu laboratório de vírus a fim de prevenir a disseminação não intencionada de malware pelos usuários da rede social. O laboratório, que possui banco de dados com milhões de arquivos e sites infectados, que é acessado na nuvem, fornece acesso em tempo real ao Facebook.
Agora, sempre que alguém clica em um link no Facebook, o mesmo verifica a URL (endereço de internet) na nuvem Avast, em tempo real, e se estiver infectada, o usuário recebe uma mensagem de aviso da ameaça potencial.
O antivirus utiliza a rede de sua própria ComunidadeIQ, composta por pessoas que utilizam o avast!, como sensores anônimos para rastrear mais de 200 mil novos sites infectados a cada mês, que geralmente são sites legítimos. "Nós vimos que a forma mais importante de propagação de malware agora é através de links para sites infectados, em vez do método tradicional de arquivos de e-mail infectados", disse o CEO da Avast Software, Vince Steckler. "Nosso laboratório de vírus rastreou cerca de 2 milhões de sites infectados apenas nos últimos 12 meses, e a melhor maneira de impedir é evitar que esses links sejam compartilhados."