O Google divulgou nesta quinta-feira, 16, que encerrou o terceiro trimestre deste ano com queda no lucro, mas um salto na receita, devido principalmente à expansão da publicidade em seus sites.
O lucro líquido da companhia entre julho e setembro foi de US$ 2,81 bilhões, contra US$ 2,97 bilhões registrados em igual período de 2013, queda de 5,4%. Já a receita aumentou 20% no mesmo intervalo, passando de US$ 13,7 bilhões um ano antes para US$ 16,5 bilhões, sem a dedução dos custos de aquisição de tráfego (TAC), que totalizaram US$ 3,35 bilhões. A empresa atribui o bom desempenho às receitas com publicidade online.
O lucro operacional no trimestre foi de US$ 3,72 bilhões, o equivalente a 23% das receitas. O ganho por ação (EPS) no terceiro trimestre foi de US$ 4,09 — com 688 milhões de ações diluídas em circulação —, ante US$ 4,38 por ação em igual período de 2013, com 678 milhões de ações em circulação.
Os sites do Google geraram US$ 11,2 bilhões, o que corresponde a 68% da receita total e um aumento de 20% em relação ao terceiro trimestre de 2013. Já a receita gerada por sites parceiros foi de US$ 3,43 bilhões, cifra 9% maior na comparação ano a ano e o equivalente a 21% da receita total.
Outras receitas da empresa totalizaram US$ 1,84 bilhão, expressiva alta de 50% em relação a igual trimestre de 2013 e o equivalente a 11% da receita total. As operações internacionais do Google (fora dos Estados Unidos) movimentaram US$ 9,55 bilhões, representando 58% de sua receita total e um crescimento de 56% ano sobre ano.