A Pipefy, plataforma de gestão de processos que auxilia empresas a serem mais organizadas e produtivas, e a 500 Startups (500.co), uma das maiores aceleradoras globais de projetos, anunciam o lançamento de um novo template gratuito de "Growth Hack Experiments", que utiliza o conceito aperfeiçoado pela 500 Startups e utilizado por mais de 400 empresas, para auxiliar empreendedores a testar novas possibilidades de tomada de decisão dentro da empresa.
Mundialmente disseminado por startups de tecnologia, o Growth Hacking utiliza criatividade, pensamento analítico e métricas sociais para minimizar custos e aumentar a produtividade dentro da empresa, sobretudo em ações de marketing, garantindo um negócio escalável. O conceito, criado por Sean Ellis, em 2010, garante uma estrutura lean para a empresa, onde o foco principal é o crescimento do negócio por meio de novas ideias de atrair o público.
Disponível no Pipefy, o novo template é simples de utilizar e necessita apenas que o gestor baixe o pipe de Growth Hack Experiments, dentro da plataforma, que ficará em seu dashboard central. Após feito isso, o empreendedor cria um card de uma nova ideia a ser testada e segue um processo de, no máximo, oito etapas, desde o "Brainstorm" ao resultado final, onde pode contar com o envolvimento de todo o time para o desenvolvimento de estratégias.
"Depois de entender e por em prática o modelo adotado pela 500 Startups, chegamos a conclusão de que devemos deixar que todo empreendedor tenha acesso a este conceito, que vem nos ajudando muito a crescer e desenvolver nosso modelo de negócios. Queremos que nossa tecnologia ajude as empresas em todos os seus processos e estamos trabalhando para oferecer sempre mais opções de gestão", afirma Alessio Alionço, fundador e CEO da Pipefy.
Dentro da plataforma, padronizar a forma de trabalho é muito simples e leva somente alguns minutos. O gestor informa quais atividades a equipe precisa gerenciar e adiciona um check-list do que precisa ser feito em cada etapa e quem deve ser o responsável sempre que a atividade for solicitada. Assim, toda vez que alguém criar uma atividade, automaticamente, a ferramenta delega para o responsável certo e informa o que precisa ser executado em cada fase, garantindo que tudo seja feito sempre do jeito certo.