O Índice FIPE Buscapé, que monitora os preços do comércio eletrônico brasileiro há 80 meses, aponta recuo de 4,64% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2016. De acordo com a série histórica, trata-se da primeira desaceleração da deflação desde fevereiro de 2017. Em relação a agosto, os preços mantiveram-se praticamente estáveis, com ligeira queda de 0,04%.
Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, seis apresentaram redução em agosto. São elas: telefonia (-16,48%), fotografia (-7,78%), moda e acessórios, (-5,44%), eletrônicos (-2,50%), informática (-2,50%), esporte e lazer (-0,98%). Na contramão, brinquedos e games (5,73%), eletrodomésticos (1,64%), cosméticos e perfumaria (1,63%), casa e decoração (0,68%) registraram inflação.
"A deflação no e-commerce desacelerou em setembro, mas é importante ressaltar que os preços estão registrando quedas há dez meses consecutivos, e vislumbramos a manutenção dessa tendência para os próximos meses, se não houver nenhuma surpresa negativa no cenário político e econômico", afirma Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.
Preços gerais
A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,46% nos últimos 12 meses terminados em setembro, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -4,6% em relação aos preços gerais da economia. A diferença, que era em média de -7,5% nos últimos seis meses, foi sensivelmente reduzida em setembro de 2017, indicando tendência de convergência dos índices anuais.
Sobre o índice FIPE Buscapé
O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce do país. Os dados também estão disponíveis no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).