A plataforma de nuvem Microsoft Azure suportou dois grandes momentos de demanda da edição 2017 do Rock in Rio: durante o pico de venda de ingresso e na estreia de ferramenta "Live – momento a momento", que disponibilizou em tempo real vídeos dos shows, fotos dos artistas e comentários dos fãs nas redes sociais durante o festival.
Segundo a organização do evento, mais de 18 milhões de visualizações foram registradas nos sete dias de atrações, de pessoas ao redor do mundo acompanhando diariamente o recurso de entretenimento. Foram aproximadamente 1,6 bilhões de requisições aos servidores ao longo das duas semanas. Para absorver o alto volume, a plataforma de nuvem Microsoft Azure foi escolhida por oferecer segurança e garantir escalabilidade durante os picos de acesso. Toda infraestrutura do site foi desenvolvida pela K2 Cloud.
No fluxo de vendas de ingresso, o Azure foi responsável por garantir a constância do site no momento em que o visitante consultava o line-up e realizava a requisição para adquirir o ingresso. Em um único dia, em abril, o Azure chegou a suportar mais de 200 mil requisições simultâneas por minuto. Então, ao escolher, a pessoa era direcionada para a página que administrava a venda de ingressos.
"No final de 2016, estávamos com alguns problemas de desempenho e perto da fase crucial de venda de tickets. Por isso, para garantir eficiência, nos antecipamos e escolhemos a parceria com o Azure por permitir fácil integração com nossas soluções Open Source, além da boa execução em ambiente de missão crítica", afirma o diretor Técnico da K2 Cloud, Rodrigo Ramos.
Mesmo com o fim da 7ª edição do Rock in Rio, a ferramenta continua disponível para quem quiser conferir tudo que foi destaque durante os sete dias de shows.