De acordo com uma nova pesquisa divulgada pela SITA, o blockchain está emergindo rapidamente como a tecnologia prioritária para a exploração futura dentre os diretores de TI de aeroportos e companhias aéreas em todo o mundo, atraindo a atenção da maior parte das pesquisas em 2018. Isso de acordo com uma nova pesquisa divulgada pela SITA.
A Air Transport TI Insights da SITA de 2018 mostra que a tecnologia oferece múltiplos casos de uso, desde identificação de passageiros até emissão de bilhetes, rastreamento de ativos e gerenciamento de programas de flyers frequentes, que ajudam os diversos participantes do setor a trabalhar melhor em conjunto.
Um dos principais benefícios da tecnologia blockchain é a capacidade de ter aplicativos de várias empresas. Eles funcionam em várias organizações, travando dados imutáveis dentro do blockchain, em vez de ter aplicativos individuais sendo executados separadamente e trocando dados caso a caso. É assim que esta tecnologia pode fornecer uma "fonte única de verdade" para todas as partes interessadas.
Atualmente, 59% das companhias aéreas têm programas-piloto ou de pesquisa planejados em torno do blockchain para implementação até 2021, o que representa um aumento de 42% ao ano passado. Da mesma forma, os aeroportos também continuam a experimentar o blockchain com 34% planejando projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) até 2021.
O uso mais comumente esperado de blockchain tanto para companhias aéreas quanto para aeroportos é otimização do processo de identificação de passageiros com 40% das companhias aéreas e 36% dos aeroportos pensando que isto seria um grande benefício.
Embora o foco na indústria seja predominantemente o gerenciamento de identidade de passageiros, tanto as companhias aéreas quanto os aeroportos também veem que o blockchain pode ter grandes benefícios em vários outros casos de uso.
As companhias aéreas declararam que esperam que a tecnologia blockchain forneceça benefícios na distribuição de tokens de passageiros para programas de milhagem (34%) e bilhetes eletrônicos (31%). Os diretores de TI dos aeroportos têm rastreamento de mudança de custódia de itens (como bagagem) (28%) e eficiência operacional (24%) como áreas que têm benefícios potenciais.
Em uma tentativa de ajudar a impulsionar a exploração do blockchain, a SITA anunciou em junho o lançamento do Sandbox Blockchain de Aviação, um grande projeto de pesquisa da indústria para explorar o potencial de blockchain. A SITA está investindo na infraestrutura para acelerar pesquisas específicas do setor sobre a viabilidade da execução de aplicativos de várias empresas usando a tecnologia de contabilidade distribuída, mais conhecida como blockchain.
Para a segunda etapa desta inovação colaborativa, a SITA trabalhará com organizações que desejam testar contratos inteligentes em vários casos de uso operacional de companhias aéreas e aeroportos. Durante a terceira etapa da pesquisa, a SITA permitirá que os participantes executem seu próprio nó na caixa de proteção blockchain.