O potencial do agronegócio para adoção de TIC's uniram a TIM, Nokia e a BRDigital para a oferta conjunta de soluções que levam conectividade ao campo que viabilizam não só aplicação de negócios, mas que também permitem a inclusão de empregados de fazendas e moradores de pequenas localidades distantes dos grandes centros urbanos.
As empresas estão apresentando suas iniciativas durante a Futurecom, que acontece até quinta-feira, 18, em São Paulo. "Estamos muito felizes em poder compartilhar os resultados do nosso projeto '4G TIM no Campo' durante a Futurecom. O agronegócio é um dos pilares estratégicos da TIM e, por isso, investimos fortemente em soluções de rede em 700 MHz que dá mais cobertura para as áreas de produção agrícola do país, promovendo a conexão em tempo real e impulsionando o negócio de nossos parceiros", afirma Alexandre Dal Forno, head de Produtos Corporativos & IoT na TIM Brasil, que vem liderando o projeto "4G TIM no Campo".
Um dos projetos que entregue em abril passado para a Jalles Machado, grupo sucroenergético da cidade de Goianésia, Goiás, substitui os apontamentos manuais por apontamentos mobile, melhorando a comunicação entre escritório e campo, bem como faz com que os computadores de bordo das máquinas agrícolas gerem informações em tempo real. Ao todo serão fornecidos 812 smartphones e 1006 linhas corporativas, sendo 650 smartphones para apontamentos no campo.
Outro negócio foi entregue em agosto para a SLC Agrícola, com sede em Porto Alegre, produtora de algodão, soja e milho, que instalou uma torre da Nokia de 78 metros com 16 Km de cobertura na fazenda da cidade de Correntina, na Bahia, para o monitoramento das lavouras por meio de ferramentas de agricultura de precisão que permitem visualizar variações de produtividade das culturas diretamente de Porto Alegre, com o auxílio de mapas gerados na colheita, aliado a informações de solo e outras práticas agrícolas, intervir em locais específicos para corrigir problemas, uniformizar as áreas e aumentar a produtividade média das lavouras.
No estande da Futurecom estão sendo mostradas outas aplicações de IoT, como um trator da CHNi, e soluções de agricultura de precisão das empresas Jacto e Metos. Durante o evento, é possível ver como funcionam os computadores de bordo das máquinas que registram e compartilham em tempo real informações necessárias para a melhoria dos processos de produção, como o tempo gasto por hectare, a quantidade de combustível utilizada no processo, entre outras informações.