Diretor-geral da FAC é escolhido para integrar CEESP

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Wilson Victorio Rodrigues, fundador e diretor-geral da Faculdade do Comércio (FAC), instituição vinculada à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi oficialmente empossado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como membro do Conselho Estadual de Educação (CEE). A evolução do ensino, bem como o uso da tecnologia no desenvolvimento da educação, serão temas acompanhados de perto durante o exercício da atividade. 

Ele atuará na Câmara de Ensino Superior, responsável pela autorização, renovação e abertura de novos cursos, credenciamento de instituições de ensino superior, questões orçamentárias, entre outras atribuições.  

"A Faculdade do Comércio é a instituição de ensino superior oficial das associações comerciais, em particular da Associação Comercial de São Paulo. O atual governo, cuja abordagem educacional está fortemente alinhada com o empreendedorismo e com a digitalização da educação, viu em mim alguém capaz de contribuir significativamente com o estado de São Paulo", diz.

O diretor-geral da FAC aponta que o empreendedorismo se tornou uma salvação para muitos indivíduos que concluem sua formação acadêmica, deixam as instituições de ensino e, em algumas situações, inclusive as universidades, e enfrentam dificuldades para encontrar oportunidades de emprego.

Durante seu mandato no Conselho Estadual de Educação, Victorio Rodrigues também planeja colaborar com políticas públicas voltadas para a atualização contínua dos professores, especialmente diante dos desafios da era digital, a quem ele considera "os faróis que iluminam a vida dos jovens". 

Ele enfatizou a necessidade de a rede pública de ensino desenvolver abordagens eficazes para apoiar os professores em sua contínua atualização e integração com as ferramentas digitais. "Embora possamos criar materiais pedagógicos de alta qualidade e fornecer as melhores ferramentas, é crucial reconhecer que o papel do professor é insubstituível, quer ele esteja fisicamente presente ou atuando virtualmente. O professor continua a ser o modelo exemplar para os alunos".

Faculdade do Comércio (FAC)

Outro motivo de celebração para Wilson Victorio Rodrigues é o terceiro aniversário da Faculdade do Comércio, classificada como a quinta melhor instituição de ensino privada do Brasil pelo Ministério da Educação (MEC), que ele ajudou a fundar. A história dessa instituição, ligada à ACSP, começou em um período de incertezas não apenas para a educação, mas para o mundo inteiro, durante a pandemia da COVID-19.

"Nosso maior desafio foi iniciar a instituição em um momento de grande incerteza no mundo", relatou Victorio Rodrigues. "No entanto, não tenho do que reclamar, pois, desde o início, este projeto foi apoiado por uma rede de colaboradores, e hoje, as associações comerciais de todo o Brasil têm uma marca educacional, sendo a Faculdade de Comércio".

Atualmente, a FAC conta com 2.000 alunos matriculados, entre ensino presencial e à distância, oferecendo 17 cursos, incluindo 10 de graduação e sete de pós-graduação. Além disso, a faculdade estabeleceu 112 polos educacionais em outras associações comerciais em 12 estados. Desde o início de suas operações, foram matriculados 3.200 alunos.

Outra conquista foi a posição da FAC no ranking do Guia da Faculdade, realizada pelo Estadão, em que figurou entre as 5 melhores faculdades privadas do país.

Outra iniciativa da instituição de ensino, em parceria com a ACSP, é a oferta de bolsas de estudos para os colaboradores da entidade de classe. Até o momento, 150 pessoas foram beneficiadas para os cursos de graduação e pós-graduação. Também há a parceria com a Associação Paideia, entidade filantrópica com foco no ensino superior, que já beneficiou cerca de 300 jovens socialmente vulneráveis.

"Este projeto representa uma oportunidade de crescimento, não apenas acadêmico, mas também social, beneficiando não apenas os colaboradores, mas também a ACSP e nossos associados, que recebem um atendimento qualificado", aponta. "Atualmente, 94% dos colaboradores da Associação Comercial de São Paulo têm graduação, e 34% possuem pós-graduação".

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