Vivemos em uma era marcada por transformações digitais aceleradas, onde a tecnologia se tornou o principal motor de inovação e competitividade para as empresas. Frente a esse contexto, profissionais de Tecnologia da Informação (TI) ocupam um papel estratégico e cada vez mais indispensável dentro da sociedade. À medida que as organizações enfrentam desafios mais complexos em segurança de dados, automação, inteligência artificial e transformação digital, os especialistas em TI se tornam agentes fundamentais na implementação de soluções que asseguram eficiência, segurança e escalabilidade, e assim, garantem o sucesso e a sustentabilidade das empresas no futuro digital.
Não à toa, nos dias atuais, a área Tech é uma das que mais demanda e emprega profissionais no Brasil. Paralelamente, este também é o setor que mais possui carência de mão de obra , ou seja, com maior número de vagas não preenchidas. A Google for Startups estima um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia no país até 2025, o que mostra a complexa situação do setor. Este cenário se deve, principalmente, à não qualificação dos profissionais de TI disponíveis no mercado, o que resulta em inúmeras vagas sem ocupação nas empresas.
O não acompanhamento da formação dos profissionais e a não constante atualização dos mesmos com treinamentos, cursos e estudos, por exemplo, frente ao crescimento acelerado da demanda por soluções digitais, inovação e transformação tecnológica é um dos principais fatores que resultam neste cenário.
Para se destacar na área de TI, algumas características são essenciais para além do conhecimento técnico. Habilidades comportamentais e estratégicas são altamente valorizadas e requeridas nos dias atuais, pois esses profissionais frequentemente atuam de forma integrada com outras áreas do negócio. O que possibilita alinhar as soluções tecnológicas às necessidades e objetivos da organização. Essas habilidades comportamentais ajudam a garantir que o profissional de TI não seja apenas um executor técnico, mas um parceiro estratégico no crescimento e inovação da empresa.
Dentre essas habilidades, pode-se citar a capacidade de resolução de problemas, a agilidade em encontrar soluções criativas e eficazes, a atualização constante, a flexibilidade e adaptabilidade e a colaboração e trabalho em equipe.
A conexão entre o profissional de TI e IA
Embora as novas tecnologias possam parecer "ameaçadoras" aos profissionais de TI devido a possibilidade destas de "substituírem" seus trabalhos, na realidade, essas inovações oferecem oportunidades significativas de crescimento profissional e lucratividade, uma vez que aumentam a demanda por especialistas capazes de implementar e gerenciar soluções avançadas. Para trabalhar de forma positiva e lucrativa, esses profissionais devem investir em aprendizado contínuo, desenvolver habilidades multidisciplinares e buscar certificações em tecnologias emergentes, posicionando-se como líderes na transformação digital e garantindo seu valor estratégico dentro das empresas.
É visto que, com o avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial, o trabalho do profissional de TI se torna ainda mais estratégico. A IA permite a automação de tarefas repetitivas, possibilitando que os especialistas foquem em atividades de maior valor agregado, como a inovação e a melhoria de processos. A utilização de ferramentas de IA pode, por exemplo, ajudar a prever falhas no sistema, gerenciar grandes volumes de dados e identificar padrões que otimizam a tomada de decisões.
Mais do que profissionais, trabalhadores e especialistas em TI são verdadeiros protagonistas da transformação tecnológica que vivemos e continuarão a ser essenciais para enfrentar os desafios que estão por vir.
Gilberto Reis, COO da Runtalent.