A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) aprovou os dois primeiros financiamentos do programa Juro Zero em Santa Catarina. As empresas Ilog Tecnologia e Specto Tecnologia, ambas de Florianópolis, vão receber, juntas, cerca de R$ 1 milhão para o desenvolvimento de soluções de inovação, empréstimo que será pago em cem parcelas sem juros.
Especializada em e-learning, a Ilog trabalha no aperfeiçoamento da sua solução Humam Capital Management (HCM), focado no gerenciamento de recursos humanos das corporações, segundo informou o diretor executivo da empresa, Gustavo Rohde.
Já a Specto Tecnologia, que tem sede no Parque Tecnológico Alfa, desenvolve sistemas para o gerenciamento e organização de processos de atendimento ao público. Para ter acesso ao programa Juro Zero, a empresa apresentou como proposta o desenvolvimento do Qualprox, sistema de monitoramento, pesquisas e análises dinâmicas em tempo real de gestão de filas, que utiliza técnicas de inteligência artificial e modelos matemáticos da teoria das filas, em ambiente wireless.
O programa Juro Zero foi criado para financiar projetos de inovação de micro e pequenas em diversos segmentos, como semicondutores, software, biotecnologia e nanotecnologia. A expectativa é injetar R$ 20 milhões em 18 meses na economia de Santa Catarina, que tem, até o momento, uma relação de vinte empresas candidatas ao financiamento. No Estado, o programa é executado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e pela SC Parcerias.