A Ativas adquiriu da CA Technologies a solução Oblicore Guarantee, e será o primeiro data center a utilizar, no Brasil, um produto que tem como principal função o gerenciamento dos múltiplos acordos de nível de serviço (SLAs), visando qualidade e visibilidade dos processos de tecnologia da informação (TI) e negócios de seus clientes.
A solução automatiza, gerencia, monitora e reporta a conformidade de nível de serviço e os oferece com visão unificada aos seus clientes, possibilitando uma tomada de decisão rápida e assertiva. Na prática, a Ativas poderá oferecer, com a solução Oblicore, descrições e medições relevantes para os negócios, gerenciando todas as métricas e fornecedores envolvidos na cadeia do processo. O resultado esperado são melhorias mensuráveis nos serviços e disponibilidade ao cliente com melhores resultados operacionais.
Para o CTO da Ativas, Antônio Phelipe, a aquisição dessa ferramenta reforça o posicionamento da empresa como Management Service Provider e a coloca em uma posição de destaque frente aos seus concorrentes. Atuando na camada de negócios de seus clientes, a Ativas poderá oferecer efetiva transparência dos SLAs ofertados, efetivando, assim, um anseio dos clientes que atualmente não conseguem ter visão holística de todos os processos de TI que compõe o negócio.
A própria Ativas está implementando internamente essa ferramenta e irá utilizá-la para controle de seus processos e análises de impactos nos negócios. A empresa terá uma visão integrada dos seus contratos com os seus clientes, mas também irá explorar o serviço de gestão de níveis de outros fornecedores que compõe a cadeia de negócio, apoiando na melhoria de eficiência para melhores resultados. Segundo Phelipe, a solução acompanha o desempenho dos fornecedores e o resultado é maior produtividade e melhor relação com a empresa. Além disso, também estimula a concorrência, melhorando o nível dos serviços prestados.
Atualmente, os acordos de nível de serviço se tornaram onipresentes em quase todos os mercados verticais e segmentos. Eles definem as relações de uma empresa com fornecedores, seus compromissos internos e acordos com clientes. Entretanto, na maioria das empresas, o gerenciamento desses acordos é realizado manualmente com aferição dificultada. "O Oblicore atua sobre todo o processo e define cenários, agindo de forma proativa e reduzindo impactos operacionais e financeiros", destaca Rosano Moraes, VP da unidade de negócios de Virtualização, Gerência de Serviços e Automação da CA Technologies para a América Latina.
"O CA Oblicore não se caracteriza por uma solução de monitoramento. É uma solução que se baseia no serviço da empresa e seus compromissos para criar acordos e obrigações com impactos efetivos no negócio", explica. O produto agrega e correlaciona dados operacionais de fontes de monitoração e aplicações de negócio das ferramentas do cliente para monitorar o desempenho em relação a métricas relevantes definidas como compromisso a ser cumprido.
- Com parceria inédita no Brasil