Ainda em prosseguimento ao amplo processo de reestruturação de suas operações, iniciado em fevereiro do ano passado, a Itautec agora está investindo na diversificação do portfólio com o objetivo de manter o crescimento da receita e a rentabilidade. A medida tem como foco ampliar as ofertas de software e serviços da companhia. Uma das razões de voltar as atenções para as áreas de software e serviços está na possibilidade de obtenção de margens maiores de vendas, em especial, em relação às vendas de PCs, segundo o presidente da Itautec, Mario Anseloni.
A estratégia para ganhar terreno nessas áreas, segundo Anseloni, além de investir no desenvolvimento interno de novas soluções, será por meio da compra de empresas. Para isso, o executivo diz que a companhia dispõe de R$ 312 milhões em caixa, além de pretender recorrer a empréstimos bancários. "Aquisições fazem parte da estratégia. São importantes para acelerar o processo", sustenta.
Além da diversificação do portfólio, o plano de crescimento da Itautec também envolve o aumento da produção local e a expansão da atuação no mercado internacional. Neste ano, segundo Anseloni, a companhia investiu pesadamente na sua fábrica com o propósito de dobrar a capacidade de produção e ter maior flexibilidade para mudar, rapidamente, as linhas de montagem. Outra decisão tomada pela empresa para tentar baratear e tornar mais fácil a compra de componentes oriundos da Ásia, conta ele, foi a abertura de um escritório em Taiwan, que responderá pelo gerenciamento de todo o processo de importação.
O executivo ressalta também que a Itautec pretende explorar as oportunidades de mercado para soluções de automação bancária em países da América Latina e da Europa. Anseloni diz que a empresa, inclusive, fechou recentemente um contrato com um banco do México. “Temos boas perspectivas de negócios na região e na Europa”, enfatizou. Atualmente, as vendas internacionais respondem por 5% a 7% da receita total da Itautec. A estimativa inicial era que a participação das vendas para o mercado externo saltasse para 20% em cinco anos, mas com crise financeira nos Estados Unidos e na Europa a perspectiva é que essa projeção não se concretize.
Um dos primeiros produtos resultantes do processo de ampliação do portfólio é tablet TabWay, direcionado para o mercado corporativo. A meta da empresa com o produto é oferecer uma solução completa aos clientes, envolvendo software e serviços, diz Anseloni. Para isso, a ideia, segundo ele, é customizar o tablet de acordo com a necessidade de cada cliente. Os preços do produto vão variar de R$ 1,1 mil e R$ 1,3 mil.