O Itaú Unibanco acaba de estrear um novo modelo de atendimento para seus clientes do segmento Itaú Empresas, como parte de seu projeto de Transformação do Varejo. A novidade chega a Campinas (SP), cidade que recebe o primeiro polo de atendimento especializado à pessoa jurídica – especialmente pequenos e médios empresários – com cerca de 320 colaboradores dedicados. Até março de 2022, serão 15 unidades como essa inauguradas em outros grandes centros comerciais de diferentes regiões do País.
Além de aumentar sua base de clientes, o projeto ajudará o banco no desafio de subir mais alguns patamares na qualidade de sua análise de crédito – que hoje já é referência no mercado -, apoiando ainda mais as empresas nas suas necessidades de crédito e no seu crescimento. "Esse é um trabalho que vai ser fortemente amparado no atendimento presencial e conhecimento local, embora também haja objetivos relacionados ao aumento da digitalização. Vamos entender melhor as peculiaridades de cada região e as características de cada negócio que atendemos, para termos mais camadas de avaliação na análise de risco e uma oferta de crédito mais acessível e customizada", afirma Carlos Vanzo, diretor do Itaú Unibanco.
"Nossos times estarão organizados de forma diferente nesses polos, com a presença de gerentes e de especialistas para promover a integração com as áreas de negócio – como seguros, pagamentos e investimentos, entre outras, para um atendimento mais consultivo e focado nas necessidades de cada cliente", explica Marcelo Gambarini, diretor de Negócios Empresas do Itaú Unibanco envolvido no projeto. "Com uma atuação regionalizada, nossos profissionais terão mais autonomia para a tomada de decisão, valorizando as diferenças geográficas e culturais, complementa o executivo. A expectativa é que 50% da base atual de clientes PMEs passem a ser atendidos neste modelo, uma vez que todos as unidades estiverem funcionando.
Para a assessoria ao cliente nas decisões de negócio mais importantes, além do foco em consultoria, o novo modelo de atendimento também terá a simplicidade como premissa. "O tom consultivo de nossos profissionais será combinado a um número cada vez maior de possibilidades de autosserviço e resolutividade pelos canais digitais, com uma experiência fluida, rápida e intuitiva para o nosso cliente", explica Bruno Machado, diretor de Negócios Empresas.
Estrutura física
Os polos estarão em edifícios comerciais de fácil acesso e amplamente conhecidos pelas empresas das cidades incluídas no projeto, sendo equipados com infraestrutura tecnológica robusta e salas de reunião para um atendimento reservado. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
A visita dos clientes aos polos será um importante elemento do novo modelo, sempre seguindo os devidos protocolos de segurança sanitária exigidos enquanto perdurar a pandemia. Da mesma maneira, os gerentes de negócio e especialistas do polo também farão o caminho contrário, visitando os clientes em nas suas empresas, para conhecer cada negócio pessoalmente. Na sequência de Campinas, Ribeirão Preto (SP), Curitiba, Porto Alegre e Recife logo terão suas próprias unidades inauguradas.
Transformação do Varejo no Itaú
O projeto de Transformação do Varejo – ou iVarejo, como é mais conhecido internamente – é o mais impactante do Itaú nos últimos anos e revisita toda a operação do banco em pequenas e médias empresas, para que a marca se diferencie ainda mais na qualidade do seu atendimento aos empresários e enfrente uma concorrência cada vez mais acirrada. A inauguração dos polos é uma das cerca de 490 entregas do projeto planejadas apenas para 2021. Em paralelo a este, estão em curso dezenas de outros projetos do pacote de iniciativas do iVarejo, que serão concluídos nos próximos 3 anos.