A Câmara dos Deputados recebeu nesta quinta-feira (15) o seu certificado digital, o que marca o início do programa de certificação digital da casa. A entrega foi feita ao diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, que recebeu o aparelho chamado token ? uma espécie de chaveiro digital ? e foi cadastrado no sistema. O processo foi acompanhado pelo diretor do Centro de Informática (Cenin), Luiz Antônio da Eira.
A Câmara utilizará o chaveiro de certificados como dispositivo externo que será entregue aos parlamentares e a alguns servidores da casa. Para Sampaio, essa iniciativa vai garantir a segurança no encaminhamento de documentos, além de tornar mais ágil os trabalhos. "É o início de uma nova era na Câmara. A certificação digital abre portas seguras para a modernização de todos os processos administrativos e legislativos", disse.
De acordo com Eira, além de assegurar a autoria de textos enviados pelo correio eletrônico, a certificação tem aplicações também na tramitação de documentos que atualmente demandam a presença física do interessado. ?Gradualmente, toda a casa será contemplada com certificados digitais?, adiantou.
A certificação digital aumenta a segurança dos dados gerados nos sistemas de informática e permite a comprovação da autenticidade de documentos. Funciona como uma assinatura que pode ser inserida no correio eletrônico ou em um documento eletrônico, garantindo a autoria do texto.
A expectativa com a certificação é que as atividades legislativas se tornem mais rápidas, uma vez que a tramitação de documentos é praticamente instantânea. O certificado garante também que os dados transmitidos não foram alterados por ninguém. Inicialmente a certificação será aplicada no uso de e-mail. A previsão é estender o recurso para outras aplicações, como trâmite e armazenamento de documentos, a partir do início do próximo ano.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.