O provedor de acesso gratuito à internet iTelefonica começa a oferecer em São Paulo um computador diferenciado, cuja principal função é permitir o acesso discado à internet. Com microprocessador da empresa americana AMD, o FIC Conectado, nome dado ao produto, custa R$ 799,00 à vista (mais o frete).
Segundo a empresa, será o equipamento mais barato do mercado. O pagamento poderá ser feito em até 36 prestações com mensalidades a partir de R$ 42,90, a serem quitadas junto a financeiras parceiras do negócio. A quantia de cada parcela, garante a empresa, representa pouco mais da metade do valor da menor prestação cobrada hoje no mercado.
Com a oferta do produto para a capital e municípios da região metropolitana, a venda do FIC Conectado está disponível em todos os municípios do Estado de São Paulo atendidos pela Telefônica. No interior do estado, durante a fase de testes, a venda do produto mostrou-se um sucesso absoluto, segundo a empresa. Somente durante o projeto piloto, que aconteceu em Bauru, mais de 7 mil ligações foram feitas à central de vendas.
"A Telefônica pretende, com esse projeto, atrair mais de cinco milhões de famílias paulistas que contam com uma linha telefônica, mas ainda não acessam a internet", afirma Odmar Almeida Filho, vice-presidente de negócios residenciais da companhia. "O projeto reúne a facilidade de acesso do iTelefônica com um equipamento acessível em termos de preço e sem complexidade técnica", complementa o executivo.
"O equipamento é parte do projeto global ?50X15? da AMD, que tem como meta conectar 50% da população mundial à internet até 2015", afirma José Antonio Scodiero, vice-presidente de vendas e marketing para a América Latina da AMD. "Acreditamos que os recursos e a expertise das duas parceiras permitirão a mais pessoas aproveitar as facilidades que a internet proporciona", afirma.
O pacote do FIC Conectado inclui monitor Samsung de 15 polegadas, teclado, mouse e os principais programas já instalados (processamento de texto, planilha e visualização de imagens). Promocionalmente, o cliente ainda irá receber um cartão de memória de 32 MB, com 20 vezes mais capacidade de armazenamento que um disquete.
Além do iTelefonica e da AMD, participam também do programa a FIC, fabricante do computador, a Samsung, que fornecerá o monitor, a Aymoré e a Losango, as financiadoras, e Submarino, como canal de vendas e operador logístico.